Inscrições para curso do Instituto Mirim 2014 estão abertas até sexta-feira

O Instituto Mirim de Campo Grande abriu, no dia 11 de novembro, processo seletivo 2014. Estão disponíveis 1.500 vagas para as duas unidades. As inscrições se estendem até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, e são feitas pela internet, por meio do endereço www.capital.ms.gov.br/mirim. Quem não tiver acesso à internet poderá ir até os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Instituto Mirim de Campo Grande abriu, no dia 11 de novembro, processo seletivo 2014. Estão disponíveis 1.500 vagas para as duas unidades. As inscrições se estendem até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, e são feitas pela internet, por meio do endereço www.capital.ms.gov.br/mirim. Quem não tiver acesso à internet poderá ir até os Centros de Referência e Assistência Social que participam do Programa de Inclusão Digital, nas unidades do IMCG ou nas escolas municipais que participam do programa Escola Aberta/Escola Viva, que estarão com computadores disponíveis para esta finalidade.

Para fazer o cadastro, o adolescente interessado em ingressar no Instituto Mirim deve estar na faixa etária entre 14 anos e seis meses e 15 anos e seis meses; estar cursando, pelo menos, a oitava série do ensino fundamental e fazer parte de uma família cuja renda seja igual ou inferior a três salários mínimos.

O Instituto oferece conhecimento focado no mercado de trabalho e disciplinas básicas e práticas para o desempenho de tarefas de escritório, administrativo, atendimento, recepção e postura profissional e ética. Durante as aulas os mirins aprendem também matemática e português voltados para o mercado profissional, informática, filosofia e participam de oficinas de empreendedorismo.

Cerca 95% dos estudantes mirins que terminam o curso são inseridos no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Mirim, atualmente aproximadamente mil adolescentes estão trabalhando em lojas, empresas, escritórios e órgãos governamentais. Cerca de 70% desses mirins trabalhadores, ao encerrar o prazo máximo de permanência no emprego, são contratados pela empresa. Atualmente, IMCG conta com 143 empresas parceiras.

Para a diretora-presidente do IMCG, Mozania Ferreira Campos Raquita, o Instituto Mirim tem a missão principal de trabalhar em prol do adolescente em todas as vertentes que o envolve. “Nossa missão não é apenas o encaminhamento para o mercado de trabalho. O trabalho desenvolvido na instituição é promover a inclusão a inclusão social, econômica e educacional para esse adolescente. As ações desenvolvidas junto aos adolescentes promovem a transformação integral dos mesmos, que vai desde o apoio familiar, escolar e também o preparo para ele entrar no mercado de trabalho e ser reconhecido como um cidadão diferenciado para a sociedade campo-grandense”, destaca.

Conteúdos relacionados