Greenpeace invade jogo da Champions e protesta contra patrocinador
A partida entre Basel e Schalke, nesta terça-feira pela segunda rodada do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa, foi paralisada durante alguns minutos por um protesto diferente. Cinco ativistas escalaram o topo do St. Jakob Stadium, na Suíça, e, durante o jogo, exibiram uma enorme bandeira assinada pelo Greenpeace contra a empresa russa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partida entre Basel e Schalke, nesta terça-feira pela segunda rodada do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa, foi paralisada durante alguns minutos por um protesto diferente. Cinco ativistas escalaram o topo do St. Jakob Stadium, na Suíça, e, durante o jogo, exibiram uma enorme bandeira assinada pelo Greenpeace contra a empresa russa de energia Gazprom.
Pendurados por cordas e vestindo macacões cor de laranja, os manifestantes conseguiram a proeza de exibir o protesto e forçar a paralisação da partida. A bandeira continha os dizeres “Gazprom, não suje o Ártico” e “Liberem os 30 do Ártico”, expondo o nome de uma empresa que patrocina a Liga dos Campeões e também o próprio Schalke, que estava em campo.
O protesto do Greenpeace se dá em duas frentes. Inicialmente, a organização não governamental é contra a plataforma de óleo instalada pela Gazprom no Oceano Glacial Ártico. Um protesto já havia sido feito anteriormente, há dois meses, quando 30 ativistas tentaram invadir a plataforma da empresa russa e foram detidos – eles seguem presos até hoje.
“Com esta ação, os defensores do Ártico mostraram o cartão vermelho aos patrocinadores da Champions League e do clube alemão e às travessuras sujas que eles estão fazendo no Ártico”, comemorou o Greenpeace. “A Gazprom está colocando em perigo o frágil ecossistema da região. Eles não têm experiência em mar aberto e estão fazendo uma roleta russa por lá. A questão não é se, mas quando a empresa fará história com um desastre de grande escala no oceano”.
Anfitrião da partida, o Basel pode enfrentar uma sanção disciplinar da Uefa por não ter conseguido evitar a manifestação durante a partida. A equipe suíça perdeu a partida por 1 a 0 para o Schalke.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.