Gol fará 1º voo comercial com biocombustível no Brasil dia 23

A Gol realiza semana que vem o primeiro voo comercial com biocombustível do Brasil. A companhia não revelou os detalhes técnicos da operação, como a composição do combustível a ser utilizado. Os detalhes serão apresentados no dia do voo, quarta-feira, dia 23, data escolhida para homenagear Santos Dumont, inventor do avião. O Gol G3 1408 […]

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A Gol realiza semana que vem o primeiro voo comercial com biocombustível do Brasil. A companhia não revelou os detalhes técnicos da operação, como a composição do combustível a ser utilizado.

Os detalhes serão apresentados no dia do voo, quarta-feira, dia 23, data escolhida para homenagear Santos Dumont, inventor do avião.

O Gol G3 1408 decola de São Paulo, do aeroporto de Congonhas às 12h42, com pouso em Brasília programado para 14h30.

Após o voo, o ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, vai participar de entrevista coletiva juntamente com o vice-presidente Técnico Operacional da Gol, Adalberto Bogsan.

O Valor apurou que o ministro pode anunciar o plano da “Copa Verde”, em que todos os 250 voos feitos pelas seleções durante a Copa Fifa de 2014 no território brasileiro serão realizados por aeronaves movidas a biocombustível.

Esse programa vem sendo desenvolvido pela companhias dentro da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa TAM, Gol, Azul e Avianca, desde o início do ano.

O setor aéreo tem o compromisso de até 2050 reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa tendo como base os dados de que 2005.

Em 25 de junho deste ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou resolução que permite a adição do querosene alternativo ao querosene de aviação (QAV-1), até o limite de 50% em volume, para consumo em turbinas de aeronaves.

Os testes ocorrem no país há três anos. Em novembro de 2010, a TAM fez um voo de 45 minutos usando querosene tradicional e combustível feito a partir de pinhão manso (50%) em uma das turbinas. O resultado foi uma temperatura média mais baixa na turbina e um consumo menor.

A Gol então fez um voo teste, não comercial, em 19 de junho do ano passado, durante a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio + 20, usando combustível resultante do processamento de óleo vegetal e gordura animal.

Antes disso, em 2005, a Embraer fora pioneira com o lançamento do Ipanema, primeiro avião a ser produzido em série com motor movido a etanol.

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