Funasa faz visita técnica às unidades da Sanesul pré-selecionadas no PAC2

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão, desde o dia 8 de outubro, visitando as cidades pré-selecionadas pelo órgão para receber recursos federais para obras de saneamento básico. O valor total dos investimentos pré-selecionados é de R$ 76,18 milhões, de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2/Funasa). A Sanesul teve 22 cidades pré-selecionadas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão, desde o dia 8 de outubro, visitando as cidades pré-selecionadas pelo órgão para receber recursos federais para obras de saneamento básico. O valor total dos investimentos pré-selecionados é de R$ 76,18 milhões, de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2/Funasa).

A Sanesul teve 22 cidades pré-selecionadas com projetos para o sistema de esgotamento sanitário e quatro, com projetos para o sistema de abastecimento de água. As duas primeiras unidades visitadas pelos técnicos foram Japorã e Iguatemi, no dia 8. As visitas às 26 localidades devem acontecer até o final da próxima semana.

De acordo com o engenheiro ambiental da Sanesul, Renato Martins, que acompanhou as visitas em Alcinópolis, essa etapa objetiva verificar a consistência entre o projeto apresentado e as áreas onde deverão ser executadas as obras. “Eles verificam o local onde serão feitas as intervenções, percorrem as ruas onde serão executadas as redes e observam se há residências nas áreas que serão beneficiadas”, conta.

A gerente de projetos da Sanesul, Lourdes Tapparo, informa que esta é a primeira vez que a Funasa visita as localidades ainda na pré-seleção. “Nas outras vezes, eles faziam a visita técnica já às cidades contempladas. Desta vez será diferente. Acredito que seja uma forma de agilizar todo o processo, pois já verificam se o projeto tem condições de ser executado”.

Lourdes Tapparo informa também que essa é uma maneira de definirem quais as etapas úteis do projeto, ou seja, aquelas que têm maior funcionalidade, “como a construção ou ampliação de uma estação de tratamento de esgoto, que deve ser executada antes de se fazer a rede de coleta, por exemplo”, explica.

A gerente lembra que, somente após o resultado das análises das informações colhidas durante as visitas técnicas, serão divulgados os nomes das cidades contempladas e os valores liberados pelo órgão.

O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, está bastante otimista com relação aos resultados. “Os projetos elaborados pela equipe da Sanesul são bastante técnicos e bem feitos. Tanto que sempre temos a felicidade de sermos contemplados com recursos de diversas fontes. Agora, com as visitas técnicas da Funasa já acontecendo nas cidades selecionadas, sabemos que a liberação dos recursos será agilizada e, assim, poderemos abrir licitação e iniciar as obras o mais rápido possível”.

Conteúdos relacionados