O ex-major Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Sérgio Roberto de Carvalho, preso durante a Operação Las Vegas em maio de 2009, foi posto em liberdade em abril deste ano. A decisão é do juiz Odilon de Oliveira da 3ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Justiça Federal, o réu responderá em liberdade até que os trâmites sejam julgados.

Carvalho foi preso durante a operação Las Vegas por conta de esquemas de jogos e exploração de cassinos. O ex-major é apontado como o chefe da organização criminoso. Na época, foram expedidos 40 mandados de prisão.

A operação na época, foi feita pela Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), Polícia Militar e Federal. Uma cunhada, sobrinho, um capitão e um cabo da PM também foram apontados por integrarem o bando.

Na segunda metade da década de 90, o major foi preso por tráfico de droga internacional. A Policia Federal apreendeu um avião com aproximadamente 230 quilos de cocaína que seria negociada por Carvalho.

Na época ele foi condenado a 15,3 anos de prisão, mas em 2005 já estava em liberdade condicional.

Após ser preso em 2009, Carvalho fez um pedido de liberdade ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que negou o Habeas Corpus.

Em 2007, Carvalho foi preso novamente na operação Xeque-Mate , operação que também investigou o ex oficial em máfia de jogatina. No mesmo ano, o réu teve a prisão revogada pela Justiça Federal.

Posteriormente a defesa do réu recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), e Supremo Tribunal Federal (STF), que também negaram o pedido.

No STF, o então ministro Marco Aurélio negou o pedido de liminar e levou o caso para julgamento pela 1ª Turma.