Entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, 85% têm canais anônimos para combater discriminações
Um estudo conduzido pelo Great Place to Work® revela que a maioria das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil tem códigos de conduta ou política formal que estabelecem compromissos para o combate à discriminação quanto a origem étnica, religião/crença, pessoas com deficiência e orientação sexual no ambiente de trabalho. O estudo mostra que entre as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um estudo conduzido pelo Great Place to Work® revela que a maioria das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil tem códigos de conduta ou política formal que estabelecem compromissos para o combate à discriminação quanto a origem étnica, religião/crença, pessoas com deficiência e orientação sexual no ambiente de trabalho. O estudo mostra que entre as 130 empresas premiadas, 79% têm práticas para inibir a discriminação sexual; 82% para origem étnica; 81% religião/crença; e 81% têm ações de combate à discriminação de pessoas com deficiência. A análise do combate à discriminação em todos esses aspectos nas empresas não reconhecidas entre as Melhores, mostra percentuais menores – por volta de 70% dessas empresas mencionaram ter tais práticas.
O combate à discriminação passa pela criação de canais próprios e anônimos para garantir o cumprimento dos códigos – 85% das 130 melhores empresas afirmam ter tais mecanismos, contra 73% das não premiadas de 2012.
Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, a contratação baseada nos valores do candidato constitui uma prática importante para garantir um ambiente corporativo ético e alinhado aos valores defendidos pela companhia. “A pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar, edição 2012, aponta que 81% dos funcionários dos excelentes ambientes de trabalho acreditam que os gestores contratam profissionais que partilham os mesmos valores da empresa; 80% acreditam que os profissionais das empresas nas quais atuam se preocupam uns com os outros”, afirma o executivo, acrescentando que essa percepção confere o sentimento de “pertencimento” aos funcionários das melhores. O resultado do conjunto de ações que visam garantir a ética e a inclusão pode ser mensurada no seguinte dado – 89% dos funcionários das melhores acreditam que seus gestores são honestos e éticos na condução dos negócios.
Práticas éticas
A Alcoa, companhia premiada pelo Great Place to Work® como um excelente lugar para trabalhar, realiza três auditorias anuais, conduzidas por um grupo de funcionários auditores que se reúnem para aferir as práticas de trabalho. Todas as “não conformidades” detectadas são investigadas pela empresa e o diagnóstico é objeto de um plano de ação para melhorias. Na John Deere há cursos específicos para tornar os líderes aptos a garantir a inclusão no ambiente de trabalho; além disso, todos os funcionários passam por treinamento para inibir o assédio moral e sexual. Uma linha direta é disponibilizada pela empresa para tratar de assuntos éticos de forma sigilosa.Metodologia da pesquisa
A relação de confiança é a essência da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar. O entendimento dos pilares desta relação gerou o Modelo Great Place to Work®, construído a partir de duas visões complementares: o Trust Index© e o Culture Audit©. O Trust Index© – ou Índice de Confiança – é extraído a partir do questionário respondido pelos funcionários. As respostas são agrupadas em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Estas Dimensões explicam o que é um excelente lugar para trabalhar na visão dos funcionários: um lugar onde você confia nas pessoas para quem trabalha; tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha.
O Culture Audit© é obtido a partir da análise das práticas culturais, descritas em um segundo questionário, respondido pela empresa, que permite compreender o que é um excelente lugar para trabalhar na visão da liderança: é uma organização que atinge seus objetivos; com pessoas que dão o melhor de si; e que trabalham em equipe. A partir do Culture Audit©, o Great Place to Work® mapeia as chamadas 9 Práticas Culturais das organizações. A força deste método está em analisar integradamente a visão dos funcionários e a visão da liderança. A edição 2012 da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW contou com 6.000 empresas em todo o mundo e 11 milhões de colaboradores foram representados.
GREAT PLACE TO WORK®
O Great Place to Work® é única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança – dando ênfase ao modelo diferenciado e abrangente nas evidências e percepções dos funcionários das organizações. Com seu papel ímpar no mercado e aprofundado conhecimento da excelência em ambientes de trabalho, o Great Place to Work® é capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores, com produtos inovadores e ótimas relações de trabalho.
Fundado nos Estados Unidos, por Robert Levering e Amy Lyman – desenvolve as pesquisas “Melhores Empresas para Trabalhar” em 49 países (América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia), tendo por objetivo construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho. No último ano, 6.000 empresas em todo o mundo participaram da pesquisa; 11 milhões de colaboradores foram representados – sendo referência em qualidade no ambiente de trabalho.
Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje Chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2013 comemora 17 anos de atuação no País.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
Últimas Notícias
Processo seletivo para professor encerra inscrições na próxima semana; confira
O processo seletivo visa a contratação de professor em diferentes especialidades para atuar em Deodápolis
Após chuvas intensas, balneário de Bonito permanece fechado nesta quinta-feira
Atendimento ao público foi suspenso no último dia 21, após cidade ser atingida por temporal que provocou enchente de rios e deixou rastro de destruição
Pets terão ‘RG’ com nomes dos tutores e dados ‘pessoais’ gerais a partir de 2025 no Brasil
Espécie, raça, idade, vacinas e doenças dos animais deverão constar no documento, bem como CPF e endereço de seus tutores
Laboratório de lentes para óculos é arrombado e furtado durante Natal no Centro de Campo Grande
Dona encontrou porta dos fundos com sinais de arrombamentos e dentro todo revirado, com diversos itens faltando.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.