Economia da França tem contração de 0,1% no 3º trimestre

A economia da França voltou inesperadamente para o território da contração no terceiro trimestre em meio à queda do investimento, em um novo golpe aos esforços do presidente François Hollande de reanimar a segunda maior economia da zona do euro. A economia da França encolheu 0,1 por cento na comparação trimestral, desacelerando com força após […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A economia da França voltou inesperadamente para o território da contração no terceiro trimestre em meio à queda do investimento, em um novo golpe aos esforços do presidente François Hollande de reanimar a segunda maior economia da zona do euro.

A economia da França encolheu 0,1 por cento na comparação trimestral, desacelerando com força após crescimento de 0,5 por cento nos três meses anteriores, informou nesta quinta-feira a agência de estatísticas INSEE.

A leitura preliminar ficou aquém das expectativas de um ligeiro crescimento de 0,1 por cento, de acordo com pesquisa junto a 22 economistas.

De acordo com o INSEE, a demanda doméstica ficou estável no terceiro trimestre, enquanto o investimento caiu 0,6 por cento e os gastos das famílias subiram 0,2 por cento.

A recomposição de estoques pelas empresas teve um efeito positivo, acrescentando 0,5 por cento à produção, enquanto o aumento das importações e a queda das exportações significam que o comércio internacional representou um peso de 0,7 por cento sobre a economia.

Conteúdos relacionados