Deputado solicita ao governo estudo para reestatizar Enersul
Depois de discussão quente na sessão de ontem (16), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) solicitou ao Governo de Mato Grosso do Sul um estudo de viabilidade de reestatização da Enersul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 74 dos 79 municípios do estado. A solicitação foi realizada via ofício para o governador André […]
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Depois de discussão quente na sessão de ontem (16), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) solicitou ao Governo de Mato Grosso do Sul um estudo de viabilidade de reestatização da Enersul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 74 dos 79 municípios do estado.
A solicitação foi realizada via ofício para o governador André Puccinelli (PMDB) e para a vice-governadora e secretária de Governo, Simone Tebet (PMDB). O ofício foi lido na sessão desta quarta-feira (17), a última do semestre, da Assembleia Legislativa.
Os deputados discutem desde ontem a venda da Enersul para o Grupo Energisa, em negócio com compromisso já assinado neste mês. Os parlamentares destacaram o baixo potencial e as diversas denúncias já feitas contra o grupo, em especial por desrespeito aos consumidores.
A maioria dos deputados de MS se posicionou contra a venda e agora aguardam o estudo do governo do estado, que pode apontar para a reestatização da Enersul, considerada empresa estratégica no estado.
No dia 15 de julho termina no prazo da recuperação judicial do Grupo Rede. Já o prazo dado pela Aneel para a intervenção das oito distribuidoras de Rede termina no dia 31 de agosto. A dívida da concessionária, segundo o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), está em R$ 2 bilhões.
Crítica
Para Marquinhos, Tetila está ’15 anos atrasado’. “Ele deveria ter cobrado a Aneel por uma fiscalização mais rígida da Enersul”, disparou.
O peemedebista ainda ‘alfinetou’ Tetila, afirmando que a tarifa da Enersul teve o período mais caro durante o governo de Zeca do PT, e que o Partido dos Trabalhadores está aproveitando o período atuar para privatizar rodovias e aeroportos brasileiros.
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