Corinthians vacila em estreia e cede empate ao San José na altitude
O Corinthians sabia que o oxigênio seria item raro em sua estreia na Libertadores, por isso gastou tudo que podia nos dez primeiros minutos de jogo. Na altitude de 3,7 mil metros de Oruro, na Bolívia, o time de Tite não demorou a abrir o placar e ameaçava vencer fácil. Só que o San Jose […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Corinthians sabia que o oxigênio seria item raro em sua estreia na Libertadores, por isso gastou tudo que podia nos dez primeiros minutos de jogo. Na altitude de 3,7 mil metros de Oruro, na Bolívia, o time de Tite não demorou a abrir o placar e ameaçava vencer fácil. Só que o San Jose não se entregou fácil, fez 1 a 1 e evitou o início perfeito do time alvinegro, que voltará a São Paulo lamentando bastante o gol feito que Emerson perdeu no segundo tempo.
Fora de campo, a partida ficou marcada por um incidente lamentável. O boliviano Kevin Espada, de 14 anos, morreu nas arquibancadas do estádio Jesus Bermudez após ser atingido por fogos de artifícios que vieram da torcida alvinegra presente no local.
Alheio à tragédia, o atual campeão mundial sai de campo com um ponto e é o segundo colocado do Grupo 5, atrás dos mexicanos do Tolima. Se fica com o gosto amargo pela vitória que não veio, a torcida ao menos comemora a manutenção da invencibilidade no torneio, que agora chega a 15 jogos. O recorde histórico do torneio é de 17 partidas, do Sporting Cristal, nas edições de 1962, 1968 e 1969.
Diante do ar rarefeito, no entanto, o empate também não pode ser considerado um mau resultado. Oruro é o ponto mais alto da mais que centenária história do Corinthians, que nunca atuou em uma altitude tão elevada, e assustava a comissão técnica. A resposta do time em campo foi tentar matar a partida enquanto ainda tinha gás.
O jogo não tinha um minuto completo quando Guerrero roubou a bola de um zagueiro e bateu firme da entrada da área, para defesa do goleiro rival. Quatro minutos depois, ele não perdoou. Depois de cruzamento de Fábio Santos, o peruano completou de esquerda e abriu o placar para o Corinthians com categoria.
Foi o décimo gol dele nas últimas 11 partidas. Guerrero também mostrou toda frieza que se espera dele ao estrear na Libertadores. Experiente aos 29 anos, veterano de Ligas dos Campeões e herói do Mundial de Clubes, ele nunca tinha jogado na competição continental, e demorou exatos cinco minutos para fazer o dele.
O ímpeto corintiano ainda duraria alguns minutos, com direito a uma chance clara desperdiçada por Paulinho, com boa defesa do goleiro rival. E foi só. A altitude logo começou a fazer efeito e os corintianos, aparentemente cansados, diminuíram o ritmo, marcando mais no campo de defesa.
Se não correu grandes riscos no primeiro tempo, o Corinthians deve agradecer à limitação técnica do San José e ao goleiro Cássio. Depois de falhar no clássico contra o Palmeiras, há três dias, ele voltou à velha forma e não deu chances à equipe boliviana nos vários chutes de longe ou mesmo nos cruzamentos.
O intervalo serviu para colocar o San Jose nos eixos, e não resolveu o problema de fôlego do Corinthians. No retorno dos vestiários, aos 15 minutos, Saucedo apareceu livre no segundo pau e tocou de carrinho para empatar o jogo, aproveitando um vacilo de Fábio Santos.
O único esboço de reação veio nos minutos seguintes. Em duas estocadas seguintes, Emerson teve a chance de matar o jogo. Aos 20 minutos, Renato Augusto cruzou da esquerda e o camisa 11, livre, chutou na trave, perdendo uma oportunidade incrível. Minutos depois, recebeu de Guerrero e bateu por cima, levando as mãos à cabeça incrédulo.
É a manutenção da má fase de Emerson. Nos últimos 12 jogos, ele marcou apenas um gol, justamente aquele que abriu o placar no clássico contra o Palmeiras, no domingo passado.
Daí em diante, novamente a falta de ar pesou. Aparentemente satisfeito com o empate, o Corinthians diminuiu o ritmo e se esforçou apenas para evitar eventuais sustos. Paulo André, cansado, chegou a ser substituído por Felipe. Guerrero, igualmente exausto, teve de sair de campo para recuperar o fôlego.
Só que mais uma vez, a limitação do San Jose pesou e o placar se manteve inalterado. Agora, o Corinthians volta a campo pela Libertadores na próxima semana, no Pacaembu, contra os colombianos do Millonarios, com promessa de estádio lotado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Parece um rio’: Poças de lama deixam ruas da Homex intransitáveis
Moradores enfrentam dificuldades para passar e ruas da região neste domingo (15)
Última semana da Primavera será de temperatura na casa dos 30°C e tempo instável
A partir de quinta-feira (19), volta a chover em Mato Grosso do Sul
Justiça mantém prisão de jovem flagrado com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Defesa do jovem havia entrado com pedido de liberdade provisória no sábado (14)
Refrigeração estraga, Santa Casa transfere pacientes e atrasa cirurgias de trauma
Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.