Caminhão que transportava lixo nuclear é roubado no México

Ladrões roubaram um caminhão contendo material radioativo “extremamente perigoso” utilizado no tratamento médico no México, informou a agência nuclear da ONU nesta quarta-feira (4). O caminhão estava transportando cobalto-60 de um hospital ao norte da cidade de Tijuana para um centro de armazenamento de resíduos radioativos, quando foi roubado em Tepojaco perto de Cidade do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ladrões roubaram um caminhão contendo material radioativo “extremamente perigoso” utilizado no tratamento médico no México, informou a agência nuclear da ONU nesta quarta-feira (4).

O caminhão estava transportando cobalto-60 de um hospital ao norte da cidade de Tijuana para um centro de armazenamento de resíduos radioativos, quando foi roubado em Tepojaco perto de Cidade do México, disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“No momento em que o caminhão foi roubado, a carga estava devidamente blindada. No entanto, o material pode se tornar extremamente perigoso, caso a blindagem for removida ou danificada”, disse a agência .

“As autoridades mexicanas estão procurando o material e emitiram um comunicado para alertar o público”, afirmou a AIEA em nota.

O material roubado não pode ser usado em uma arma nuclear convencional, mas pode, em teoria, ser colocado em uma “bomba suja”, um dispositivo explosivo que espalha o material radioativo por uma vasta área .

Especialistas há muito tempo alertam sobre o perigo representado pela grande quantidade desse material descartado, sem a segurança apropriada, em hospitais e outras localidades ao redor do mundo.

Conteúdos relacionados