O Brasil é o país que mais ganhou usuários no Facebook no ano passado, com um aumento de mais de 29,7 milhões de membros em 2012, segundo um estudo divulgado pela empresa de monitoramento de internet SocialBakers. No ano passado, o Brasil também se tornou o segundo país com maior número de usuários na rede social, com 64,8 milhões de membros, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 163 milhões de pessoas no serviço.

O estudo mostra que a Índia foi o país com maior crescimento em 2012, com uma acréscimo de 21,3 milhões de usuários mensais. O Japão aparece em terceiro, bem atrás, com 10,9 milhões de usuários.

Segundo o SocialBakers, 2012 representou uma mudança completa na paisagem do Facebook, com a América do Norte perdendo a liderança e caindo para a terceira posição no número de membros. O continente, que registrou em dezembro 540 milhões de usuários, foi superado por Ásia (278,7 milhões) e Europa (251,5 milhões). A América do Sul tem aparece em quarto lugar, com 142 milhões de usuários, uma penetração de 36% na população.

Esse rápido crescimento asiático se deve principalmente ao ganho de popularidade da rede social em países como Índia, Japão, Indonésia, Vietnã, Coréia do Sul e Tailândia. Apesar do grande número de usuários, a penetração da rede social é pequena na região: apenas 6,88% da população está no Facebook, contra 30,39% dos europeus e 44,68% dos norte-americanos.