Ainda há “assuntos a resolver” em negociação nuclear, diz chanceler britânico

O ministro das Relações Exteriores de Grã- Bretanha, William Hague, afirmou neste sábado que há “bons progressos” nas negociações com o Irã sobre seu programa nuclear, mas ainda restam “assuntos a resolver”. “Todo mundo nestas negociações é ciente da importância do momento e da oportunidade que se abriu ao mundo”, disse à imprensa o ministro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores de Grã- Bretanha, William Hague, afirmou neste sábado que há “bons progressos” nas negociações com o Irã sobre seu programa nuclear, mas ainda restam “assuntos a resolver”.

“Todo mundo nestas negociações é ciente da importância do momento e da oportunidade que se abriu ao mundo”, disse à imprensa o ministro britânico.

Hague esclareceu que “ainda não há um acordo” e que ainda é cedo para afirmar que será alcançado ao longo do dia, mas antecipou que “se está trabalhando sobre os progressos”.

Segundo o ministro, o acordo que sair destas negociações tem que servir para dar “confiança” à comunidade internacional, apresentar a “transparência necessária”, além de ser muito “detalhado”, devido à complexidade do programa nuclear iraniano.

A reunião trilateral que começou hoje de manhã entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry; a chefe da política Externa da União Europeia, Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, já terminou.

Agora, o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, assume o lugar de Kerry nestas consultas.

O chanceler russo, Serguei Lavrov, chegou há cerca de uma hora a Genebra para se incorporar a estas negociações, mas ainda não foi revelado o formato das reuniões que terá.

Os países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido e China) e a Alemanha (grupo 5+1) se encontram no último dia de uma nova rodada de negociações com a nova equipe do Irã a cargo da questão nuclear.

Conteúdos relacionados