Pular para o conteúdo
Geral

Segundo foco de aftosa é confirmado no Paraguai, que acumula perdas de U$ 70 mi

A comprovação do foco aconteceu através de amostras de sangue de animais infectados da região, que é a mesma do primeiro foco, descoberto em setembro passado.
Arquivo -
Compartilhar

A comprovação do foco aconteceu através de amostras de sangue de animais infectados da região, que é a mesma do primeiro foco, descoberto em setembro passado.

Um segundo foco de febre aftosa foi confirmado nesta segunda-feira (1) à noite pelo governo paraguaio no distrito de Piri Puku, no departamento de San Pedro, conforme o site ABC Color. A comprovação do foco aconteceu através de amostras de sangue de animais infectados da região, que é a mesma do primeiro foco, descoberto em setembro passado. 
Diferentemente do que aconteceu no ano passado, quando 820 animais foram sacrificados para que aquele País tentasse recuperar o status de livre da aftosa e para que a doença não se espalhasse rapidamente, desta vez o Paraguai não vai sacrificar tantos animais, já que com a confirmação do caso será preciso esperar mais 18 meses para pedir à Organização Mundial de Saúde Animal o certificado para o status.
A fazenda na qual foram detectados os focos da doença fica a cerca de 30 quilômetros da anterior.  A maior preocupação dos produtores paraguaios é com a Rússia, principal mercado no momento, que havia reaberto o mercado para a compra de produtos paraguaios, com exceção aos provenientes da região de San Pedro. 
Com o fato, Mato Grosso do Sul reforçou a fiscalização nas fronteiras de gado paraguaio. Segundo o site ABC Color, o País calcula perdas estimadas em cerca de 70 milhões de dólares desde o anúncio do primeiro foco. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados