Prefeitura de Campo Grande promove Conferência sobre aplicação de sistemas de informações geográficas

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) promoverá nos dias 22 e 23 de março a Conferência de Aplicação do Sistema de Informação Geográfica na Gestão Pública Municipal. Um evento onde serão debatidos os benefícios do uso das tecnologias baseadas no SIG (Sistema de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) promoverá nos dias 22 e 23 de março a Conferência de Aplicação do Sistema de Informação Geográfica na Gestão Pública Municipal. Um evento onde serão debatidos os benefícios do uso das tecnologias baseadas no SIG (Sistema de Informação Geográfica) e a geração de novas ideias para as tomadas de decisões, enfrentamento de questões essenciais e monitoramento dos impactos das políticas públicas.

Durante o evento serão apresentadas as aplicabilidades da geotecnologia na gestão pública municipal de Campo Grande e os benefícios gerados para o município. “Essas ferramentas auxiliam e acrescentam os trabalhos executados pelos gestores públicos. Pois permitem uma gestão integrada. Vários órgãos municipais como segurança pública, obras, saúde, trânsito, planejamento e controle podem se beneficiar desses sistemas e desempenhar ações tanto isoladas quanto conjuntas, utilizando modernas ferramentas para desenvolver ações no município” expõe o engenheiro Marcos Cristaldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

“Vamos apresentar os sistemas implantados via Web e Intranet utilizados pela Prefeitura, e os que ainda estão sendo desenvolvidos e em fase de testes para dinamizar os processos de trabalho”, explica Ana Cristina Budib, chefe do Grupo de Informática e Geoprocessamento da (Semadur).

Com a participação de palestrantes da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae/MS e de outros estados como Santa Catarina e São Paulo, serão apresentadas as aplicabilidades dos sistemas utilizados pela Prefeitura nos trabalhos da administração municipal referentes ao cadastro imobiliário e na fiscalização de obras, postura e cadastro. Essa dinamicidade reflete diretamente na prestação de serviços para o cidadão.

Sistemas

O Sistema Municipal de Geoprocessamento (Simgeo) é composto por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura de Campo Grande, tendo como principais funções garantir a disseminação de informações georreferenciadas, buscar a integração e racionalização das ações de captura, tratamento e análise de dados, promover a capacitação e atualização técnica dos recursos humanos para a construção dos indicadores e operacionalização do sistema e assegurar a atualização permanente das bases de dados.

O Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande (Sisgran) visa contribuir para a articulação e complementaridade entre os diversos setores da Prefeitura de Campo Grande, assim integrando em um sistema único as informações dos órgãos da administração direta e indireta. De uma maneira geral, o Sisgran propicia maior agilidade e eficiência na capacidade de diagnosticar e planejar ações de cunho social. Destacam-se, ainda, a ampliação do acesso às informações e a ênfase na transparência e divulgação das ações realizadas.

O público alvo da conferência são gestores e servidores públicos, especialistas e técnicos na área, professores, estudantes e interessados no tema. Toda a programação, informações sobre palestrantes e a inscrição para o evento está disponível no site http://www.capital.ms.gov.br/simgeo . O evento é uma realização da Semadur e apoio do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação).

Conteúdos relacionados