PMA autua pecuarista por desmatamento ilegal e incêndio
A Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho, com dois fiscais do Programa de Combate e Prevenção a Incêndios “Prevefogo”, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autuaram nesta quarta-fera, 21, um fazendeiro por desmatamento ilegal e incêndio. O pecuarista de 52 anos, residente na própria fazenda, havia realizado um desmatamento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho, com dois fiscais do Programa de Combate e Prevenção a Incêndios “Prevefogo”, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autuaram nesta quarta-fera, 21, um fazendeiro por desmatamento ilegal e incêndio. O pecuarista de 52 anos, residente na própria fazenda, havia realizado um desmatamento há anos e a vegetação já havia se reconstituído e, ontem ele estava desmatando a área novamente sem autorização do órgão ambiental competente.
O proprietário alegou que estava fazendo limpeza de pastagem, porém, havia vegetação de grande porte que constituía material lenhoso aproveitável, o que exigiria nova licença de desmatamento. A área medida com GPS foi de dez hectares.
Além do desmatamento, o fazendeiro queimava as árvores em leiras, o que é proibido, mesmo em desmatamentos autorizados, pois sempre que licencia uma atividade de supressão vegetal, o órgão ambiental exige que seja feito o aproveitamento do material lenhoso. O desmatamento foi realizado com duas máquinas de esteiras, sendo derrubadas árvores de grande porte para serem queimadas.
A PMA efetuou um auto de infração administrativo e multou o pecuarista em R$ 14.228,40. O autuado também responderá por crime ambiental de desmatamento e por provocar o incêndio. Pelo desmatamento poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção. Pelo incêndio se condenado poderá pegar pena de dois a quatro anos de reclusão. Jéssica Honório.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.