Pentágono desenvolve robô felino capaz de correr a 29 km/h
O centro de pesquisas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) desenvolveu um robô de quatro patas, batizado de Cheetah (nome em inglês do felino guepardo), capaz de correr a 29 quilômetros por hora, com a intenção de ajudar soldados no campo de batalha futuramente. A Agência de Investigação de Projetos Avançados de Defesa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O centro de pesquisas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) desenvolveu um robô de quatro patas, batizado de Cheetah (nome em inglês do felino guepardo), capaz de correr a 29 quilômetros por hora, com a intenção de ajudar soldados no campo de batalha futuramente.
A Agência de Investigação de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa) informou nesta terça-feira que o robô bateu o recorde de 21 quilômetros por hora marcado em 1989 por um autômato criado por cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
A destreza do Darpa, mostrada em um vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=d2D71CveQwo), é fruto da colaboração entre a agência do Pentágono e a empresa Boston Dynamics dentro de um projeto para desenvolver robôs de alta mobilidade para ajudar as Forças Armadas no futuro.
Em comunicado, a Darpa destacou o importante papel do uso de robôs no terreno para missões de desativação de explosivos e para salvar vidas em campo de batalha, mas por enquanto não revelaram quais missões o Cheetah poderia realizar.
A nova criação do Pentágono imita os movimentos de um guepardo e possui costas flexíveis, como se fosse a de um animal, para aumentar sua velocidade durante a corrida – embora por enquanto ainda não alcance os 115 quilômetros do guepardo real, de carne e osso.
O robô está propulsado por um complexo sistema hidráulico, conectado a uma bomba exterior. No entanto, os engenheiros esperam poder testar uma versão do Cheetah em corrida livre no final deste mesmo ano.
Espera-se que este robô de aparência animal possa alcançar velocidades ainda maiores, ser capaz de desviar obstáculos e ajudar as Forças Armadas em operações de combate.
O Pentágono vem destinando um grande volume de recursos ao desenvolvimento de robôs de guerra, como os já operacionais aviões não tripulados (drones), e está começando a dar os primeiros passos em máquinas autônomas que podem acompanhar os soldados a pé.
Outros dos projetos conjuntos entre a Darpa e a Boston Dynamics incluem o LS3, um robô quadrúpede que pode se movimentar livremente, e o BigDog, capaz de explorar terrenos de difícil acesso.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.