Para presidente do CENP, certificação garante a valorização das agências
A importância da autorregulamentação comercial do mercado publicitário por meio da certificação das agências de publicidade pelo Conselho executivo das Normas Padrão – CENP, foi um dos temas discutidos por publicitários, anunciantes e representantes de veículos de comunicação durante o VII Encontro Nacional das Lideranças Publicitárias. Para o presidente do Conselho, Caio Barsot…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A importância da autorregulamentação comercial do mercado publicitário por meio da certificação das agências de publicidade pelo Conselho executivo das Normas Padrão – CENP, foi um dos temas discutidos por publicitários, anunciantes e representantes de veículos de comunicação durante o VII Encontro Nacional das Lideranças Publicitárias. Para o presidente do Conselho, Caio Barsotti, a certificação garante o equilíbrio do mercado e a valorização das agências de propaganda.
A autorregulamentação do mercado da publicidade teve início em 1980, com a criação do Conar, e posteriormente foi ampliada por meio da constituição do CENP, este último com o objetivo de zelar pelo relacionamento comercial entre os três principais segmentos do setor: anunciantes, agências de propaganda e veículos de comunicação.
“É um processo em que todas as partes envolvidas concordam em estabelecer um conjunto de regras, sem a presença do Estado e em estrita conformidade com a lei, com a finalidade de garantir a ética, a segurança, a eficiência e a responsabilidade concernentes a seus produtos e serviços”, explicou Barsotti.
Segundo ele, o fato de nem todas as agências estarem certificadas pelo CENP “é um dilema nacional, visto que estamos em um País onde impera a lei do livre mercado, a livre concorrência, e não há a obrigatoriedade da certificação”. No entanto, conforme argumentou, a certificação valoriza as agências, consolida a capacitação técnica e contribui para um mercado cada vez mais ético, saudável e inserido em um processo de expansão constante.
“Muitas agências buscam a certificação, mas parte delas não obtém sucesso em função do fato de não conseguirem atingir todos os indicadores de qualidade ou ainda porque os seus proprietários convivem com o conflito de interesses em seus negócios”, disse Caio Barsotti, ao citar como exemplos dessa situação a execução, pela agência, de atividades como a realização de pesquisas e exploração de veículos de comunicação, dentre outros.
Segundo ele, essa condição independe do tamanho da agência e de sua estrutura. “Empresas de pequeno porte conseguem a certificação, enquanto que outras, com maior estrutura, não conseguem. Para serem certificadas, essas empresas têm de se adequar a uma série de indicadores de qualidade e, além disso, são fiscalizadas pelo CENP, podendo perder a certificação caso deixem de cumprir as normas previamente estabelecidas e acordadas”, explicou.
Ao finalizar, ao discorrer sobre a importância da certificação para o amadurecimento do mercado por meio de seu equilíbrio, ele fez uma analogia: “garantir as condições para a melhoria do mercado equivale a uma partida de tênis de mesa. Não dá para jogar sozinho. Todos têm que participar para que os resultados buscados sejam alcançados”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.