A primeira das ocupações em Mato Grosso do Sul foi registrada neste sábado (14) em uma fazenda localizada no município de Batayporã, cidade distante 306 quilômetros de Campo Grande.

Enquanto o Governo Federal contingencia parte dos recursos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o MST (Movimento dos Sem Terra) dá início as ocupações de terras do “Abril Vermelho”, em Mato Grosso do Sul.

A primeira dessas ocupações no Estado foi registrada neste sábado (14) em uma fazenda localizada no município de Batayporã, cidade distante 306 quilômetros de Campo Grande.

A mobilização nacional relembra a morte de 19 sem terras em Eldorado dos Carajás (PA). O crime ocorreu no dia 17 de abril de 1996 em uma fazenda de 1,2 mil hectares, de propriedade da Suzano Papel e Celulose.

O Abril Vermelho também reivindica mais recursos para a reforma agrária. Contudo, o Ministério do Planejamento contingenciou 70% dos repasses que seriam destinados ao Incra.

A diminuição dos recursos, segundo o presidente do Instituto, Celso Lacerda, se refletirá em uma redução dos serviços de assistência técnica, prejudicando o andamento da reforma agrária no Brasil.