Milhares visitam túmulos de parentes e amigos no Dia de Finados

Somente no cemitério Cruzeiro cerca de 5 mil pessoas são esperadas durante todo o dia.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Somente no cemitério Cruzeiro cerca de 5 mil pessoas são esperadas durante todo o dia.

Milhares de pessoas devem visitar os túmulos de familiares e amigos nesta sexta-feira (2), Dia de Finados. Apesar de o Dia de Finados só ter sido instituído pela igreja católica no século X, desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos e costumam visitar os túmulos. Em Campo Grande, os cemitérios começaram as preparações para receber os visitantes na tarde desta quinta-feira (1). No cemitério Cruzeiro, as pessoas começaram a chegar às 5h.

As manifestações de carinho são diversas. Orações, flores, velas pedem pelo bem das almas dos que já se foram. Francisco dos Santos, 53, estava bastante emocionado e chorou muito ao recordar de seus familiares. “Vim rezar pelo meu pai e meu irmão que faleceram há 15 anos. Hoje é um dia muito triste pra mim. Rezo sempre por eles pra que estejam em um lugar melhor”, desabafou.

Já para a mãe de Santo, Neuci dos Reis, a data não é de tristeza, mas sim de celebração. “É um grande dia e é especial. Depois que se falece todos viram uma mesma família espiritual. Então é um dia pra se rezar. Não é porque eles faleceram que se foram. Eles estão presentes e o dia é para se comunicar com eles”, declarou.

Cleusa Alves, 52, também acredita que o Dia de Finados não deve ser uma data de tristeza. “Sou católica e acredito que quando se morre não é o fim. Vim rezar pela minha mãe Laudelina, que faleceu há cinco anos. Hoje não é um dia triste, mas um dia de saudade e que se deve celebrar com orações. Ela está diante de Deus no céu e precisa dessas orações pra ficar bem”, disse.

As visitas seguem durante todo o dia e devem se estender até o fim da tarde. A administração do cemitério Cruzeiro acredita que cerca de 5 mil pessoas devem passar por lá até às 18h.

Cémitério Santo Amaro

No cemitério Santo Amaro o movimento neste Dia de Finados está intenso. Carros estão estacionados em ruas distantes, devido à quantidade de pessoas que chegam e saem do local. A fim de recordar e visitar os túmulos de seus entes queridos, famílias inteiras se reúnem nesta data que celebra o dia dos mortos.

Várias famílias e amigos daqueles que já se foram comparecem no cemitério Santo Amaro para visitar, rezar e limpar seus túmulos. Com baldes, vassouras e até enxadas, os parentes limpam os locais onde seus entes queridos foram enterrados. Após a limpeza, velas e flores são dispostas a fim de deixar o local mais bonito.

“É também uma forma de homenageá-los e mostrar como sentimos a falta deles”, disse a auxiliar administrativa, Sibely Ribeiro, 21. “Venho aqui no Santo Amaro todo ano. É sagrado e toda a minha família vem junto”, contou. Segundo Sibely são muitos parentes enterrados no local. “Nem sei dizer ao certo quantos são”, disse.

Outra que não deixa de ir no cemitério no Dia de Finados é a balconista Maria Custódia, 51. Ela conta que estão enterrados no lugar o marido, o sogro e um sobrinho. “O pai de meu filho também foi enterrado aqui”, completou. Maria faz questão de acender velas e de rezar por suas almas. “Acho que é importante”.

Conteúdos relacionados