Pular para o conteúdo
Geral

Mato Grosso do Sul recebe Rally da Pecuária neste fim de semana

O Rally da Pecuária 2012 chega a Campo Grande neste final de semana. Após avaliar a qualidade das pastagens e entrevistar produtores de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia, as equipes técnicas interromperam o trabalho por duas semanas e retomam agora a expedição. A viagem de 40 mil quilômetros por nove Estados avaliará a […]
Arquivo -

O Rally da Pecuária 2012 chega a Campo Grande neste final de semana. Após avaliar a qualidade das pastagens e entrevistar produtores de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia, as equipes técnicas interromperam o trabalho por duas semanas e retomam agora a expedição. A viagem de 40 mil quilômetros por nove Estados avaliará a pecuária brasileira em aspectos como qualidade de pastagens, evolução do rebanho de corte, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos.

A Equipe 4, coordenada por Maurício Palma Nogueira, visitará propriedades nas regiões de Campo Grande, Corumbá e , entre domingo, dia 23, e terça-feira, dia 25, seguindo então para o Paraná. Na 2ª feira, à noite, acontece uma palestra sobre mercado para pecuaristas na FAMASUL.

O rebanho brasileiro é estimado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em 213 milhões de cabeças, sendo 185 milhões de gado de corte. O Mato Grosso do Sul ocupa o 4º lugar entre os maiores produtores, com rebanho estimado em 21,1 milhões de cabeças.

Único levantamento in loco das principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento do país, o Rally terá cinco equipes técnicas que realizarão encontros e eventos com cerca de 3 mil pecuaristas, colhendo informações para formar uma completa e extensa base de dados, tornando-se assim uma radiografia do setor no país. Nesta edição, o objetivo dos técnicos é dobrar o volume de amostras de pasto colhidas nas propriedades visitadas – em 2011, foram avaliadas 400 amostras.

“Hoje há dificuldade em obter estatísticas sobre pecuária. Estimativas são feitas com pouca pesquisa de campo e os números apresentam-se escassos e até contraditórios. As informações coletadas durante o Rally serão organizadas e divulgadas para que o mercado conheça o grau de degradação de pastagens e seus impactos no rebanho nacional”, explica André Pessôa, diretor da Agroconsult, empresa que organiza a expedição junto com a Bigma Consultoria.

As cinco equipes do Rally da Pecuária percorrerão cerca de 40 mil quilômetros em Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e . No roteiro estão programadas visitas a cerca de 120 fazendas, cujas pastagens serão mapeadas e fotografadas, levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas.

Nos encontros com pecuaristas, técnicos do Rally realizarão entrevistas qualitativas e quantitativas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Eventos com pecuaristas

As cinco equipes do Rally da Pecuária 2012 realizarão 11 palestras sobre o mercado de pecuária, finalizadas com jantar para pecuaristas convidados, ao longo da expedição com o objetivo de discutir com os pecuaristas as tendências do mercado e a realidade local. Palmas, Araguaína, Xinguara, Água Boa, Cuiabá e Ji-Paraná já receberam os eventos. Os demais acontecerão em Campo Grande, Londrina(PR), Araçatuba (SP), Uberaba (MG) e Goiânia (GO).

São 150 profissionais do agronegócio envolvidos entre a organização e a realização do Rally da Pecuária2012, patrocinado por Dow AgroSciences, MSD Saúde Animal, Vale/ Serrana Nutrição Animal, Fertilizantes Heringer e Grupo Marfrig, com apoio da FIESP, Mitsubishi e INPE. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e Bigma e apresentados em outubro na Fiesp, em São Paulo.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br ou pelo www.facebook.com/rallydapecuariaoficial ou siga o www.twitter.com/rallydapecuaria

Acompanhe o roteiro da Equipe 4:

Campo Grande – Corumbá – domingo, 23 de setembro de 2012

Corumbá – Campo Grande – 2ª feira, 24 de setembro

Campo Grande – Dourados –Umuarama – 3ª feira, 25 de setembro

Umuarama – Londrina – 4ª feira, 26 de setembro

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vítima foi levada pelo Samu (Foto Alicce Rodrigues, Arquivo Midiamax)

Motociclista fica em estado grave após ser atropelado por motorista embriagado na MS-146

Gripe Aviária

Ministério da Agricultura descarta caso em Jardim e MS zera suspeitas de gripe aviária 

Apesar de melhora clínica, Benedito Ruy Barbosa segue internado sem previsão de alta

Justiça determina internação de grávida que matou homem em Dourados

Notícias mais lidas agora

MP acusa Imasul de ‘fechar os olhos’ para instalação de indústria sem licença em MS

nasa park

Nasa Park: Justiça nega recurso e mantém indenização à família que perdeu tudo

Passada seca histórica, Pantanal revive com água e caminha para cheia

‘Rastro de precariedade de serviços’, diz Lívio sobre perícia que avaliou Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Esportes

Inter arranca empate na casa do Sport e ‘Leão’ permanece na lanterna do Campeonato Brasileiro

Jovem do Internacional marcou golaço no ângulo e garantiu um ponto para a equipe

Polícia

Bandido usa pedaço de vidro para roubar celular de adolescente no centro de Campo Grande

Suspeito usou camiseta para encobrir o rosto na hora do crime

Esportes

Flamengo vence Palmeiras em pleno Allianz Parque e cola na liderança do Brasileirão

Rubro-negro venceu por 2 a 0 em jogo com dois pênaltis polêmicos

Trânsito

Casal em moto de alta cilindrada fica gravemente ferido após colisão na Afonso Pena

Ainda não se sabe como o acidente ocorreu. Vítimas são socorridas no local