Jornaleiro empreendedor agrada clientela e implanta diferencial no atendimento

Há nove anos cativando os clientes, a Banca Modular localizada na Rua Antônia Maria Coelho coleciona boas histórias, especialmente as contadas aos domingos quando quem passa pelo local ainda pode saborear um cafezinho, ou uma legítima pinga mineira. O proprietário da banca, Honório Reis, ressaltou que o café e a pinga são por conta da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Há nove anos cativando os clientes, a Banca Modular localizada na Rua Antônia Maria Coelho coleciona boas histórias, especialmente as contadas aos domingos quando quem passa pelo local ainda pode saborear um cafezinho, ou uma legítima pinga mineira.

O proprietário da banca, Honório Reis, ressaltou que o café e a pinga são por conta da casa e que os jornais chegam uma hora antes do que nos outros estabelecimentos. “Isso porque eu vou buscar”, explicou.

Reis buscou um diferencial quando resolveu trocar a padaria que tinha pela banca de revistas e jornais. “Que queria fazer algo diferente e no começo, por aproximadamente um ano servi café da manhã completo, mas as pessoas não comiam. Depois a minha filha se casou e eu comprei vinho para a festa, mas não beberam tudo e eu servi o que sobrou na banca, com torrada e um patê que eu já fazia na padaria. As pessoas gostaram e eu passei a servi o café e a pinga”, relatou.

Sempre buscando um diferencial, Reis já distribuiu até ovos de chocolate na Páscoa, para as crianças que iam com os pais na banca. “As filhas de um cliente já estão moças e até hoje se lembram. Isso fica gravado”.

Diversificar

Aos sábados a banca sempre faz troca de figurinhas, mas, segundo o proprietário, esta atividade se intensifica quando tem Copa do Mundo. “Quem está no comércio precisa estar inventando alguma coisa”, avaliou.

Reis ensina que não adianta abrir uma banca e ficar sentado. “Precisa fazer um trabalho dentro das distribuidoras. E, aqui eu fui aprimorando os títulos mais importantes”.

Sem saber exatamente quantos títulos têm na banca, Reis destacou que hoje as distribuidoras acreditam em seu trabalho. “Eles sabem que estou interessado em vender revistas”.

Fidelidade

O jeito de Reis trabalhar conquistou muitos clientes. Alguns estão lá todos os dias, outros passam aos domingos. Mas, tem aqueles que preferem a comodidade e recebem as revistas e os jornais em casa, em um serviço delivery oferecido por Reis. “Mais ou menos 15 clientes recebem em casa, todos os domingos. Quando o jornal chega eu aviso por SMS (mensagem de texto via celular) e aí eles buscam ou pedem para entregar”.

Mas o trabalho não para por aí, o jornaleiro também informa aos clientes quando as revistas chegam dentro do que cada um prefere ler.

Sem saber quantos anos frequenta a banca, Maria Eugênia não poupa elogios. “É o melhor jornaleiro desta cidade”.
Para Maria Eugênia o atendimento é um espetáculo. “Ele sabe o tipo de revista que pode te interessar e avisa por SMS. Avisa dentro do perfil do cliente”, esclarece a freguesa.

Títulos

Reis não sabe quantos títulos de revista vende em sua banca, mas tem certeza que é um dos jornaleiros com maior variedade.

O proprietário lembra que abriu a banca quando ainda havia uma escola próximo ao local. Anos depois a escola mudou e houve quem afirmasse que sua banca iria falir. “Minhas vendas aumentaram em 30%. Só depois um cliente me disse que agora tinha como me dar exclusividade porque passou a ter lugar para estacionar o carro. Enfim, a escola me atrapalhava”, avaliou.

Ser determinado e dar o melhor de si são as principais dicas de Reis, que garante não desistir fácil.

Família de clientes

O jornaleiro contou que na época em que tinha a escola perto um jovem frequentava sua banca. O rapaz, que trabalha com desenho em quadrinhos e gostava de comprar gibis. Reis acredita que ele falava em casa sobre a banca, logo o pai do jovem começou a frequentar a banca e posteriormente a mãe. Hoje toda a família é cliente da Modular. “Família em prol do bom atendimento”, brincou.

Reis já tentou desenvolver alguns projetos na região em que a banca está localizada. “Tinha feito uma proposta de realizarmos aos domingos uma calçada cultural, mas não toparam”, recordou.

O espaço está disponível. E, quem busca uma alternativa interessante para as manhãs de domingo pode ir conhecer a banca Modular, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, em frente ao Shopping Marrakech. Ou quem sabe até saborear o café do jornaleiro Reis, ou mesmo provar uma legítima pinga mineira.

Conteúdos relacionados