Internacional e Grêmio decidem título da Taça Farroupilha

Como já esperado desde que o Caxias venceu a Taça Piratini e garantiu vaga na decisão do Campeonato Gaúcho, Internacional e Grêmio entraram com tudo na Taça Farroupilha. Neste domingo (29), depois de demonstrarem grande superioridade sobre os demais times durante todo o segundo turno do estadual, os dois maiores clubes do Rio Grande jogam […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Como já esperado desde que o Caxias venceu a Taça Piratini e garantiu vaga na decisão do Campeonato Gaúcho, Internacional e Grêmio entraram com tudo na Taça Farroupilha. Neste domingo (29), depois de demonstrarem grande superioridade sobre os demais times durante todo o segundo turno do estadual, os dois maiores clubes do Rio Grande jogam no Beira-Rio, às 16 horas (de Brasília), pelo título desta etapa do Gauchão e pelo direito de decidirem o estadual com a equipe grená.

O clássico ocorrerá no Beira-Rio devido à melhor campanha colorada. Na Taça Farroupilha, o Inter venceu oito de seus nove jogos, empatando o outro. O Grêmio também venceu oito vezes, mas teve uma derrota, ficando um ponto atrás do rival: 25 a 24. Mesmo assim, os desfalques colorados são tantos que nem mesmo o fator local garante qualquer tipo de favoritismo aos comandados de Dorival Júnior.

Os problemas do Internacional são muitos. Na defesa, os dois laterais titulares não têm condições de disputar o clássico. Nei, suspenso, não joga; Kleber, lesionado no jogo com o Fluminense, pela Libertadores, na última quarta-feira, só deve voltar quando iniciar o Campeonato Brasileiro. No setor ofensivo, D’Alessandro e Dagoberto, também machucados, são desfalques certos.

O meia Oscar, envolvido em um imbróglio jurídico com o São Paulo, recebeu um habeas corpus do Tribunal Superior do Trabalho na noite de quinta, mas seu nome não foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a tempo.

Com isso, o armador de 20 anos, que fez sua última partida no dia 17 de março, em uma vitória colorada por 7 a 0 sobre o Juventude, segue fora. Mas nem mesmo a falta de ritmo de jogo deve impedir sua escalação pelo técnico Dorival Júnior, caso Oscar obtenha mesmo condição legal para participar do clássico.

As dificuldades no setor de articulação demonstradas pelo Inter no empate com o Flu praticamente obrigam o treinador a colocar o meia em campo, ao lado de Tinga e Dátolo. O Grêmio, por sua vez, recebeu importantes acréscimos ao time titular nesta semana.

Como não atuou pela Copa do Brasil na quarta-feira, o Tricolor pensa no Inter desde sábado passado, quando venceu o Canoas, pelas semifinais da Taça Farroupilha. Mesmo com os reforços de Mário Fernandes e Marcelo Moreno (que ainda não têm escalação garantida) e a semana de dedicação exclusiva ao Gre-Nal, os gremistas rejeitam o rótulo de favoritos que chegaram a receber.

“Para mim, favorito é o Inter. Todos falam que eles estão melhores do que o Grêmio. Além disso, vão jogar em casa, com apoio da torcida. Mas mostramos, nos 90 minutos em que atuamos no Beira-Rio, no primeiro turno, que temos condições”, avalia o volante Fernando, lembrando a vitória gremista por 2 a 1 nas quartas de final da Taça Piratini, quando o Colorado era dado com amplo favorito para vencer o jogo. O grande mistério do técnico Vanderlei Luxemburgo na montagem do Grêmio é quanto ao substituto de Léo Gago.

Caso Oscar de fato jogue pelo Inter, a tendência é que o treinador gremista opte por uma escalação mais comedida, com Vilson ou Marquinhos entrando no time. Se o meia colorado não atuar, nem mesmo uma formação com três atacantes (Bertoglio, Miralles e Moreno) está descartada.

Mas há, ainda, a possibilidade de uma surpresa, como o aproveitamento do jovem meia Felipe Nunes, que se destacou em alguns jogos quando entrou no segundo tempo. A decisão da Taça Farroupilha, segundo o regulamento, ocorre em jogo único. Caso os 90 minutos terminem empatados, a decisão será nos pênaltis. As finais contra o Caxias ocorrem nos dia 6 e 13 de maio, com o primeiro jogo em Caxias do Sul e o segundo em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 29 de abril de 2012, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Márcio Chagas da Silva Assistentes: Altermir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição

INTERNACIONAL: Muriel; Elton, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga, Dátolo e Jajá; Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes (Gabriel), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Marquinhos (Vilson) e Marco Antônio; Bertoglio e Marcelo Moreno (André Lima). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Conteúdos relacionados