Índice que reajusta aluguel cai e registra inflação de 0,59% na primeira prévia de setembro

A primeira prévia de setembro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve de base para o reajuste de contratos de aluguel, apresentou uma inflação de 0,59%, taxa inferior ao 1,21% registrado na primeira prévia de agosto. Os dados foram divulgados hoje (11) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda foi provocada pela […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A primeira prévia de setembro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve de base para o reajuste de contratos de aluguel, apresentou uma inflação de 0,59%, taxa inferior ao 1,21% registrado na primeira prévia de agosto. Os dados foram divulgados hoje (11) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda foi provocada pela redução dos subíndices de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e de Custo da Construção (INCC). O Índice de Preços ao Produtor Amplo caiu de 1,73% em agosto para 0,75% em setembro, movimento provocado pela queda de preços de 0,06% dos produtos não alimentícios.

O Índice Nacional de Custo da Construção caiu de 0,39% na primeira prévia de agosto para 0,16% na primeira prévia de setembro, devido à queda da taxa de mão de obra. Em agosto, a mão de obra registrou inflação de 0,52%, enquanto em setembro não houve aumento de preços.

No caminho inverso, o subíndice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta na inflação, ao passar de 0,08% na primeira prévia de agosto para 0,29% na primeira prévia de setembro. O aumento da taxa foi influenciado por altas nos subgrupos de transportes (de -0,44% para 0,43%), habitação (de 0,08% para 0,4%) e alimentação (de 0,48% para 0,53%).

A primeira prévia de setembro foi medida com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 de agosto deste ano.

Conteúdos relacionados