Ideli Salvatti admite que governo terá que renegociar acordo sobre Código Florestal
O governo vai reabrir as negociações sobre o novo Código Florestal na Câmara dos Deputados, admitiu hoje (26), a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ela esteve no Senado para uma sessão de homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Segundo Ideli, o governo já entendeu que o acordo firmado com os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo vai reabrir as negociações sobre o novo Código Florestal na Câmara dos Deputados, admitiu hoje (26), a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ela esteve no Senado para uma sessão de homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Segundo Ideli, o governo já entendeu que o acordo firmado com os ruralistas, quando o projeto estava no Senado, não está sendo cumprido na Câmara e que novas negociações serão necessárias.
“O Código Florestal tem questões de fundo que são bastante complexas e que precisam ser aprofundadas. Nós tínhamos a convicção de que tudo que havia sido feito de negociação e de acordo no Senado poderia ser aprovada pela Câmara. Infelizmente parece que isso não corresponde à realidade”, disse a ministra.
As novas negociações, no entanto, dependem do parecer que será apresentado pelo relator da matéria na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Segundo Ideli, o governo aguarda o relatório para definir a orientação que dará à base aliada para a votação. “Vamos ver o que o relator apresenta, porque ele tem apresentado algumas novidades quotidianamente. Então, precisamos ver o que ele apresenta no relatório para a gente ter uma posição clara do que vai ser aprovado aqui na casa”.
Enquanto isso, ela disse que está articulando um calendário de votação para que o projeto possa ser colocado em pauta. A ministra não fez previsão de data para que o texto seja finalmente votado e siga para sanção presidencial.
A bancada ruralista tem pressionado o governo para marcar a votação do novo código obstruindo as sessões de votação na Câmara. Os ruralistas querem rejeitar parcialmente o substitutivo aprovado pelo Senado, fazendo com que alguns pontos retornem ao texto original da Câmara. Enquanto as negociações não evoluem, projetos importantes para o governo estão parados, como a Lei Geral da Copa.
A ministra teve um encontro hoje com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Segundo ela, o governador esteve em Brasília para tratar projetos que tramitam no Congresso Nacional e que preocupam os governadores. É o caso do projeto que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).
“Porque vários governadores estão tentando aprovar fundos de previdência nos estados também. Tem também a questão dos royalties, [da nova divisão] do FPE [Fundo de Participação dos Estados] e da Resolução 72 [que trata da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre produtos importados]”, disse Ideli.
A ministra tem, ainda hoje, reunião com os líderes de partidos aliados no Congresso na qual deverá tratar das negociações em torno desses projetos, que são considerados prioritários para o governo.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.