Hospitais de Mato Grosso do Sul rejeitam aparelhos de radioterapia

Até o momento, nenhum hospital público de Mato Grosso do Sul aceitou receber os cinco aparelhos de radioterapia a serem doados pelo Governo Federal, afirmou nesta quarta-feira (24) o presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, deputado Lauro Davi (PSB). O investimento do Ministério da Saúde é de R$ 34,3 milhões, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Até o momento, nenhum hospital público de Mato Grosso do Sul aceitou receber os cinco aparelhos de radioterapia a serem doados pelo Governo Federal, afirmou nesta quarta-feira (24) o presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, deputado Lauro Davi (PSB). O investimento do Ministério da Saúde é de R$ 34,3 milhões, com a compra dos equipamentos, instalação e formação técnica dos operadores.

Lauro Davi explicou que a Santa Casa de Campo Grande e o HU (Hospital Universitário) “abriram mão” dos equipamentos e o Hospital Regional ainda não se manifestou sobre o assunto.

“Precisamos buscar mecanismos para que o Estado ou o Município aceitem esse equipamento”, disse. “A população padece pela falta desse atendimento”, acrescentou.

Há mais de um mês foi interrompido o tratamento de radioterapia que era feito pelo Hospital do Câncer em Campo Grande. Uma peça da câmara de ionização queimou após um temporal no dia 21 de setembro. Cerca de 60 pessoas deixaram de ser atendidas diariamente.

Conteúdos relacionados