Gripado, Celso de Mello não comparece e julgamento do mensalão é adiado
O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, foi cancelado hoje (12). O imprevisto ocorreu devido a uma forte gripe do ministro Celso de Mello, que daria o último voto sobre a questão da perda de mandato parlamentar para os condenados no processo. O julgamento foi interrompido na última segunda-feira (10) quando o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, foi cancelado hoje (12). O imprevisto ocorreu devido a uma forte gripe do ministro Celso de Mello, que daria o último voto sobre a questão da perda de mandato parlamentar para os condenados no processo. O julgamento foi interrompido na última segunda-feira (10) quando o placar estava em 4 votos a 4.
De acordo com o gabinete de Celso de Mello, o ministro não se sentia bem desde ontem (11), mas tomou medicação e pensava que poderia trabalhar normalmente hoje à tarde. Como não houve melhora até as 14h, Celso de Mello avisou que não poderia comparecer à sessão, inclusive por recomendação médica. Em caso de melhora do ministro, o julgamento deve ocorrer amanhã (13).
Com o cancelamento, os ministros passaram a analisar outros processos que estavam na pauta, começando por uma reclamação contra a eleição da diretoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Outro processo que está na pauta é a possibilidade de reajuste do vale-refeição de servidores estaduais por meio de decisão judicial.
A suspensão do julgamento do mensalão dará a oportunidade para a estreia do ministro Teori Zavascki, que tomou posse no último dia 29 de novembro. Ele estava faltando às sessões plenárias do STF porque adiantou que não discutiria as questões finais da Ação Penal 470, mas hoje está em plenário.
Além da questão da perda dos mandatos, os ministros ainda terão que discutir o reajuste de multas proposto pelo revisor da ação, Ricardo Lewandowski, e a possibilidade de prisão imediata dos condenados, conforme pedido do Ministério Público Federal. O ministro Celso de Mello ainda não decidiu se trará de volta ao plenário a discussão sobre o ressarcimento do dinheiro desviado dos cofres públicos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Tio acusado de estuprar crianças com síndrome de Down no MT é capturado em Dourados
Abusos sexuais aconteciam durante o trajeto para a igreja
Dois são presos em Campo Grande em Operação de Goiás contra o tráfico interestadual de drogas
São cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 30 de busca e apreensão domiciliar em três Estados.
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.