Google renova ferramenta de busca e integra sua rede social
O Google lançou nesta terça-feira, 10, uma nova ferramenta que promete revolucionar e aumentar a popularidade de seu novo empreendimento, a rede social Google+. O Google Search + é um mecanismo que integra a busca feita no site com as informações disponibilizadas na rede social. Ao pesquisar “Microsoft”, por exemplo, o usuário encontrará não apenas […]
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O Google lançou nesta terça-feira, 10, uma nova ferramenta que promete revolucionar e aumentar a popularidade de seu novo empreendimento, a rede social Google+.
O Google Search + é um mecanismo que integra a busca feita no site com as informações disponibilizadas na rede social. Ao pesquisar “Microsoft”, por exemplo, o usuário encontrará não apenas os resultados públicos da internet, mas também quaisquer conexões sobre o assunto que amigos do Google + possam ter publicado.
Com isso, o usuário é direcionado não apenas a sites sobre o tema, mas também posts, links e comentários de amigos e conexões do Google+ que falem sobre o assunto pesquisado.
A ferramenta é recebida com entusiasmo no mercado, por dar uma nova “função” as redes sociais. Embora o número de usuários do Google+ ainda seja muito menor do que o Facebook(atualmente a maior rede social do planeta), a ferramenta é uma inovação que pode atrair mais pessoas para a nova rede.
O Google ainda deve aperfeiçoar a ideia. Um dos problemas apontados é o possível desvio de clicks, o que diminuirá a contagem de acesso aos sites e o valor das empresas. Por exemplo: em uma pesquisa sobre o “New York Times”, o usuário poderá se deparar com os dois resultados da pesquisa: o público, indo diretamente para o site do jornal, ou o privado, que o levará a um link publicado por um amigo. Se clicar no link do amigo, a conexão para o New York Times não será feita diretamente do Google e o valor do click pode diminuir, caso o número de acessos diretos também reduza.
Um outro problema que pode ocorrer é em relação a privacidade, já que disponibilizar dados pessoais de usuários em buscas na internet é sempre um caminho perigoso. No entanto, o Google afirma que as pesquisas não vão ser invasivas, nem expor o usuário. “Com a permissão e conhecendo os amigos dos usuários, nós poderemos fornecer recomendações mais adequadas e ser mais útil aos consumidores” afirmou Eric Schmidt, membro da diretoria do Google.
Com o lançamento deste novo produto, o Google se mostra promissor em integrar suas velhas ferramentas de busca com os novos modelos de mídias sociais.
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