FCMS abre a temporada 2012 do Sarau Cultural

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza na próxima terça-feira (15 de maio), a partir das 19h, o primeiro Sarau de 2012 do Centro Cultural José Octávio Guizzo, reunindo pessoas e divulgando a rica identidade sul-mato-grossense. A participação é livre e o evento é gratuito. Durante duas horas, das 19 às […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza na próxima terça-feira (15 de maio), a partir das 19h, o primeiro Sarau de 2012 do Centro Cultural José Octávio Guizzo, reunindo pessoas e divulgando a rica identidade sul-mato-grossense. A participação é livre e o evento é gratuito.

Durante duas horas, das 19 às 21h, intervenções de música, poesia, dança e teatro, se espalham nas instalações do Centro Cultural apresentando a produção de artistas locais e visitantes com o intuito de mostrar e trocar experiências nas variadas artes.

Nessa edição, o Sarau Cultural terá declamação de poesias, capoeira com o grupo Ilê Camaleão com Mestre Liminha e alunos, dança do Ventre com a professora Mariasha e alunas, contando com a participação do dançarino Fernando Cunha, apresentação de violão com o educador musical, Plinio Paludetto, intervenções teatrais com diretor Leandro Faria e os alunos da Oficina de Criação e Montagem para Teatro e dança cigana espanhola com o Estúdio de Dança Isa Yasmin com a participação também de Fernando Cunha e a realização ao vivo de uma pintura em tela realizada pelo artista Pedro Guilherme. Além dos artistas convidados, o Sarau abre espaço também para intervenções do público.

 O Sarau do Centro Cultural é um projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e sua primeira edição aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2009, foi interrompido em meados de 2010 e 2011 devido à revitalização do espaço e retorna com força total nesse mês.

Do latim seranus, sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. Evento bastante comum no século XIX, consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando dança, poesia, leitura, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro, performances artísticas e literárias.

 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

 Artistas:

O grupo Ilê-Camaleão é ministrado pelo mestre Liminha e existe desde 1990, representando Mato Grosso do Sul nos encontros nacionais de capoeira.

Mariaisha começou a praticar a Dança do Ventre em 1999, em Campo Grande com a professora Claudia Peruzzo, praticou três anos de aulas no Studio Nidal Abdul onde teve uma de suas primeiras apresentações. Em 2007, passou de aluna e professora e vem sempre se atualizando no segmento da dança.

Leandro Faria estudou Arte Dramática na EAD-USP e Artes Cênicas na ECA-USP. Atuou no teatro com grandes atores, entre eles Raul Cortês, sob a orientação de diretores de prestígio nacional, como Ron Daniels, Marco Antônio Brás, Regina Galdino, entre outros.

Plínio Paludetto é graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no curso de licenciatura plena em Educação Musical, estudou violão com Gilberto Stefan e Marcelo Fernandes.

Pedro Guilherme é muralista, pintor e escultor, tendo suas obras realizadas em diversas cidades. O artista tem mais de cem exposições coletivas, doze individuais e premiação em alguns salões de artes. Foi premiado nacionalmente em 2008 em Balneário Camboriú em Santa Catarina, através do projeto Arte-Especial.

Isa Yasmin Cia de Dança realiza trabalhos de pesquisa da dança oriental árabe, englobando suas raízes, danças clássicas e um constante trabalho de pesquisa das novas dinâmicas da dança na sua contemporaneidade. A Cia também desenvolve trabalhos de danças flamencas, dança tribal e dança cigana. O maior compromisso da Cia é resgatar com idoneidade estas culturas tão singulares e ricas da humanidade.

 

Conteúdos relacionados