Estudantes cariocas se reúnem neste fim de semana para discutir cotas e ProUni
Neste final de semana, dias 26 e 27 de maio, será realizado o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas, no campus Piedade da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento tem o objetivo de reunir estudantes beneficiados pelos programas sociais do Governo Federal para debater sobre perspectivas e demandas. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste final de semana, dias 26 e 27 de maio, será realizado o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas, no campus Piedade da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento tem o objetivo de reunir estudantes beneficiados pelos programas sociais do Governo Federal para debater sobre perspectivas e demandas. A atividade é uma iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio, em parceria com a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).
Para participar do encontro, é necessário fazer inscrição prévia, ou no local do evento ou através do link: http://juventudecariocarj.blogspot.com.br/p/formulario-para-contato.html. A expectativa, segundo a organização, é que participem cerca de duas mil pessoas.
“Nós pretendemos aglutinar todos os universitários (cariocas), com foco especial nos cotistas e nos estudantes do programa Universidade Para Todos (ProUnI)”, disse Edson Santana, Diretor de Movimentos da UEE-RJ e vice-presidente da UNE. Ele explicou que a intenção é pressionar o Ministério da Educação e o Governo do Estado para atenderem “algumas propostas estudantis voltadas (especificamente) para os universitários do Rio de Janeiro”.
Entre essas propostas estão: bolsa-alimentação, “bolsa-xerox” – para auxiliar nos custos de cópias de documentos para estudos -, e meia-passagem para todos/as estudantes universitários/as, já que, atualmente, apenas os beneficiados/as pelos programas de cotas e bolsistas do ProUni contam com esse benefício na cidade.
Durante os dois dias, os/as estudantes participarão de debates, feira de estágios e atividades culturais como a exibição do filme ”Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”, de Sílvio Tendler e o lançamento do livro “ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários”, da Fabiana Costa.
Às 16h do sábado, ocorrerá um ato político, que contará com a presença de Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro), Aloisio Mercadante (Ministro da Educação) e Fernando Braga (Reitor da Universidade Gama Filho). No domingo (27), acontecerão encontros e oficinas temáticas, englobando questões como políticas públicas para juventude.
Dentre as atividades, Edson destaca o Ato Político: “O Ato, para mim, é a atividade mais importante do Encontro, pois o Aloisio Mercadante irá receber uma carta construída pelos estudantes de aproximadamente 15 universidades do município, que participaram dos pré-encontros dos estudantes do ProUnI e cotistas. No documento, estão propostas de políticas públicas que ajudem os estudantes do Prouni e do Sistema de Cotas financeiramente para que eles possam permanecer nas universidades”.
“Acreditamos que nosso país ganha muito com ações que visam o aumento de vagas nas universidades federais e a distribuição de bolsas para pessoas que antes não teriam condições de pagar sua graduação. (…) [No entanto] O diploma só é garantido se houverem políticas que se comprometam com a permanência do estudante , que possam ajudar nos gastos que são infinitos durante a vida acadêmica como: alimentação, transporte e material”, enfatiza a organização do Encontro.
“O evento é importante para que se dê uma maior visibilidade aos estudantes do ProUni e do Sistema de Cotas, pois esse novos atores sociais estão ingressando nas universidades e mudando um pouco a cara do que existia antes: a segregação de parcelas da sociedade”, finaliza Edson.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.