Estudantes cariocas se reúnem neste fim de semana para discutir cotas e ProUni

Neste final de semana, dias 26 e 27 de maio, será realizado o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas, no campus Piedade da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento tem o objetivo de reunir estudantes beneficiados pelos programas sociais do Governo Federal para debater sobre perspectivas e demandas. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste final de semana, dias 26 e 27 de maio, será realizado o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas, no campus Piedade da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento tem o objetivo de reunir estudantes beneficiados pelos programas sociais do Governo Federal para debater sobre perspectivas e demandas. A atividade é uma iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio, em parceria com a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

Para participar do encontro, é necessário fazer inscrição prévia, ou no local do evento ou através do link: http://juventudecariocarj.blogspot.com.br/p/formulario-para-contato.html. A expectativa, segundo a organização, é que participem cerca de duas mil pessoas.

“Nós pretendemos aglutinar todos os universitários (cariocas), com foco especial nos cotistas e nos estudantes do programa Universidade Para Todos (ProUnI)”, disse Edson Santana, Diretor de Movimentos da UEE-RJ e vice-presidente da UNE. Ele explicou que a intenção é pressionar o Ministério da Educação e o Governo do Estado para atenderem “algumas propostas estudantis voltadas (especificamente) para os universitários do Rio de Janeiro”.

Entre essas propostas estão: bolsa-alimentação, “bolsa-xerox” – para auxiliar nos custos de cópias de documentos para estudos -, e meia-passagem para todos/as estudantes universitários/as, já que, atualmente, apenas os beneficiados/as pelos programas de cotas e bolsistas do ProUni contam com esse benefício na cidade.

Durante os dois dias, os/as estudantes participarão de debates, feira de estágios e atividades culturais como a exibição do filme ”Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”, de Sílvio Tendler e o lançamento do livro “ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários”, da Fabiana Costa.

Às 16h do sábado, ocorrerá um ato político, que contará com a presença de Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro), Aloisio Mercadante (Ministro da Educação) e Fernando Braga (Reitor da Universidade Gama Filho). No domingo (27), acontecerão encontros e oficinas temáticas, englobando questões como políticas públicas para juventude.

Dentre as atividades, Edson destaca o Ato Político: “O Ato, para mim, é a atividade mais importante do Encontro, pois o Aloisio Mercadante irá receber uma carta construída pelos estudantes de aproximadamente 15 universidades do município, que participaram dos pré-encontros dos estudantes do ProUnI e cotistas. No documento, estão propostas de políticas públicas que ajudem os estudantes do Prouni e do Sistema de Cotas financeiramente para que eles possam permanecer nas universidades”.

“Acreditamos que nosso país ganha muito com ações que visam o aumento de vagas nas universidades federais e a distribuição de bolsas para pessoas que antes não teriam condições de pagar sua graduação. (…) [No entanto] O diploma só é garantido se houverem políticas que se comprometam com a permanência do estudante , que possam ajudar nos gastos que são infinitos durante a vida acadêmica como: alimentação, transporte e material”, enfatiza a organização do Encontro.

“O evento é importante para que se dê uma maior visibilidade aos estudantes do ProUni e do Sistema de Cotas, pois esse novos atores sociais estão ingressando nas universidades e mudando um pouco a cara do que existia antes: a segregação de parcelas da sociedade”, finaliza Edson.

 

 

Conteúdos relacionados