Especialista orienta como se proteger de doenças nesta época do ano

Apesar de o inverno só começar em junho, já faz frio em boa parte do País. É agora que começam a surgir com mais frequência as gripes, viroses e doenças crônicas comuns do inverno. A vacinação contra a gripe, que vai até o dia 25 de maio, é a melhor forma de as pessoas com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Apesar de o inverno só começar em junho, já faz frio em boa parte do País. É agora que começam a surgir com mais frequência as gripes, viroses e doenças crônicas comuns do inverno.
A vacinação contra a gripe, que vai até o dia 25 de maio, é a melhor forma de as pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, presos e povos indígenas se prevenirem contra a doença.
Além disso, é preciso ficar atento para evitar a contaminação com outras viroses.
O pneumologista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Waldo Mattos, explica que tipos de problemas outros vírus mais leves podem causar nesta época do ano.
“Desde inflamação no nariz, nos seios da face, inflamações na faringe, na garganta, nas amídalas, o mesmo na traqueia e nos brônquios, causando traqueobronquites.
Então, esses tipos de vírus, todos eles, causam vários tipos de doença infecciosa respiratória que variam desde uma rinossinusite até uma pneumonia.”
O médico explica que para se prevenir contra as doenças do inverno o ideal é sempre lavar as mãos e evitar contato físico com pessoas doentes.
“Uma pessoa transmite para outra tossindo, o vírus fica disperso junto com gotículas de água no ar, e a pessoa que está ao lado respira aquele vírus e pode ficar doente ou não e o vírus também fica nas mãos, o contato físico de uma pessoa para outra também transmite doença.
Então, uma pessoa que está doente ela não deve comparecer no seu local de trabalho e deve não tossir ou espirrar sem mancipar um lenço e deve lavar as mãos com frequência e evitar o contato físico com as pessoas mais próximas.”
O especialista orienta as pessoas que estejam com febre alta e secreção amarelada a procurar o médico.
Em idosos e crianças, os cuidados devem ser redobrados porque são os grupos mais suscetíveis a uma inflamação aguda.

Conteúdos relacionados