Em videoconferência, Dilma defende mais comércio entre Mercosul e China para enfrentar crise mundial
A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (25) o fortalecimento das relações comerciais entre o Mercosul e a China para enfrentar a crise financeira internacional, que atinge principalmente as economias da Europa e dos Estados Unidos. Dilma fez o pronunciamento ao participar de videoconferência organizada e transmitida via internet pela Presidência da Argentina. Também participa…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (25) o fortalecimento das relações comerciais entre o Mercosul e a China para enfrentar a crise financeira internacional, que atinge principalmente as economias da Europa e dos Estados Unidos.
Dilma fez o pronunciamento ao participar de videoconferência organizada e transmitida via internet pela Presidência da Argentina. Também participaram da conferência virtual a própria presidenta Cristina Kirchner, o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, que está na Argentina em visita oficial.
“Essa relação tem um caráter muito estratégico. Sabemos que os dois grandes mercados, Europa e Estados Unidos, estão com seu potencial muito comprometido, então é estratégico construir uma relação muito produtiva entre nossos países e a China”, avaliou Dilma.
Cristina Kirchner também defendeu a articulação entre as economias emergentes para enfrentar as consequências da desaceleração do crescimento global por causa da crise. “Pudemos comprovar que as duas economias em crise, a Eurozona e os Estados Unidos, não deram respostas satisfatórias para as economias emergentes, que sustentaram na ultima década o crescimento da economia global”.
A presidenta argentina disse ainda que a articulação com a China pode dar aos países da América do Sul a oportunidade de mudar o perfil de suas economias. “Nossa vinculação com a China é uma oportunidade histórica para lançar um grande desafio que é não sermos apenas produtores de matérias-primas, mas também agregar valor a nossa matéria-prima, porque temos que criar empregos para a nossa gente”, ponderou.
Durante a Cúpula do Mercosul, em Mendoza, que ocorre quinta (28) e sexta-feira (29), os países sul-americanos deverão validar uma declaração sobre o fortalecimento das relações comerciais entre o bloco e a China. Na videoconferência, Cristina, Dilma e Mujica não trataram da crise no Paraguai.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Foragido da Justiça é preso após ameaçar clientes com faca em bar Dourados
Polícia também encontrou porções de cocaína com o acusado
Polícia Militar abre seleção interna para 692 praças e 73 oficiais em MS
Confira a relação de vagas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.