Pular para o conteúdo
Geral

Detran documenta carro com chassi trocado

A reportagem localizou o 'dublê' emplacado no Detran-MS: O erro grosseiro assustou o contribuinte, que rodou com um carro documentado no órgão oficial com as placas de veículo vendido como sucata.
Arquivo -

A reportagem localizou o ‘dublê’ emplacado no Detran-MS: O erro grosseiro assustou o contribuinte, que rodou com um carro documentado no órgão oficial com as placas de veículo vendido como sucata.

O serviço de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul documentou um automóvel trocado após uma sucessão de erros na venda do veículo em um leilão público. O carro, emplacado pelo Detran-MS, foi considerado um “double de placas” pelo próprio Instituto de Criminalística da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Os dublês, na verdade, são veículos ilegais que usam placas de outro automóvel com as mesmas características do carro ‘esquentado’. A prática é bastante utilizada pelos criminosos porque é difícil identificar o golpe.

“Na rua, um dublê só cai se alguém ver o carro original junto com o carro frio, ou se passar por uma blitz muito ferrada, que verifique até o número do chassi. Mas isso é muito difícil. Quando param o carro frio, se estiver tudo certo, e o documento do original estiver em dia, a chance de escapar é muito grande”, conta um policial.

De acordo com o laudo 79.462, assinado por duas peritas criminais em março de 2009, o automóvel GM Omega, de cor preta e placas KOI-0644, possui o chassi original registrado no Detran-MS para um veículo semelhante, mas com as placas ADT-5817.

No inquérito policial 109/2009, conduzido pela Defurv (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos), a troca foi confirmada.

Placa trocada no próprio Detran-MS

Mas, apesar de ter a numeração do chassi diferente da que constava nos registros anteriores do veículo, o carro chegou a circular com as placas do outro carro, recebidas no próprio Detran-MS.

O automóvel foi comprado em um leilão realizado pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) através do departamento de Gestão de Políticas Públicas sobre Drogas e Convênios, da Sejusp, em outubro de 2006.

“Não dá para acreditar que um Detran cometa esse tipo de erro. Um carro passar pela vistoria, ser emplacado com o chassi de outro, e ninguém perceber, parece impossível”, espanta-se o contribuinte que comprou o carro no leilão, Vagner Gonçalves da Silva, de 39 anos.

Ele só descobriu que estava rodando com um ‘dublê’ em março de 2009, quando foi a um ferro-velho procurar peças para o automóvel e viu uma sucata com a mesma placa do carro que havia comprado do poder público.

“Eu fiquei assustado. Já tinha investido muito para arrumar o carro desde que tinha arrematado, e por isso corri para a Delegacia ver o que estava acontecendo”, conta Vagner.

De acordo com o delegado Geraldo Marim Barbosa, da Defurv, o contribuinte apresentou toda documentação da compra no leilão da Senad e o próprio carro.

Segundo o que relatou no inquérito, Marim instaurou o procedimento para investigar a existência do crime de ‘Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor’ e apreendeu o veículo.

Após ouvir Vagner, o delegado encaminhou o automóvel ao Instituto de Criminalística para exame pericial de identificação e determinou que fossem solicitadas ao Detran-MS informações sobre a cadeia dominial do Omega de placas KOI-0644, ou seja, detalhes sobre as transferências do veículo.

Foi feita a perícia e o carro foi deixado com o dono através de um ‘Auto de Depósito’. Vagner poderia rodar temporariamente como fiel depositário do próprio automóvel.

Artigo 311 no B.O.

O primeiro pedido de detalhes sobre as transferências do Omega dublê, segundo o inquérito, foi feito diretamente ao diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira, em 5 de junho de 2009, quando também foi registrado o Boletim de Ocorrência 481/2009.

O crime de “Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor – Artigo 311 – CP” consta como fato comunicado, e Vagner não consta como comunicante, mas sim como testemunha.

Santos Pereira encaminhou as informações do Detran-MS sobre a cadeia dominial do carro para a Defurv mais de três meses depois, em 28 de setembro de 2009.

De acordo com a investigação, o carro entregue para Vagner após o arremate, na verdade, não era o que ele havia comprado. Era outro Omega, com as mesmas características, mas que foi vendido como sucata para um ferro-velho de em outro leilão.

Vistoriadores não perceberam

Com os documentos do leilão, Vagner apresentou o carro trocado no Detran-MS para a vistoria e a troca, mesmo com a retirada de decalque do chassi e do número do motor, que não batem, passou despercebida pelos vistoriadores do órgão estadual responsável pelo controle do registro de automóveis em Mato Grosso do Sul.

Emplacaram o carro vendido, que tinha placas ADT-5817, com as mesmas placas da sucata vendida posteriormente. De acordo com Vagner, após comprovar o erro, ele recebeu diretamente da Senad o reembolso do que pagou pelo lote no leilão e os gastos que teve.

No entanto, na última semana foi surpreendido ao saber que ainda constam em seu nome os débitos do veículo junto ao Detran-MS e do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

Além do carro que tinha as placas originais utilizadas no emplacado equivocadamente, a reportagem localizou também o Omega ‘dublê’. O carro continua com as placas erradas, no pátio de uma repartição pública em Campo Grande.

‘Não deu andamento’

Na Defurv, questionado sobre qual o desfecho do inquérito, e ainda se houve a responsabilização ou indiciamento de alguém pelo erro na vistoria e emplacamento, qualificado como ‘grosseiro’ pelo contribuinte, o delegado que relatou os autos se limitou a informar que ‘encaminhou tudo’ para a Corregedoria de Trânsito do Detran-MS.

No órgão estadual, após a exigência de que qualquer questionamento seja feito pelo jornal por escrito, através de endereço eletrônico, e prazo de três dias para ‘verificar os detalhes do inquérito antes’, foi confirmada a informação de que os autos foram recebidos em maio de 2010.

De acordo com nota oficial do Detran, o corregedor na época “não deu andamento ao procedimento”. O órgão ainda informa que abriu um processo administrativo para regularização e “possível troca de placas”. A Corregedoria “já está ouvindo os envolvidos”, conclui o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Vigilante ‘voou’ após batida entre carro e moto em acidente na BR-158

Obras na Chácara dos Poderes

Após crateras interditarem estrada, tráfego é liberado na Chácara dos Poderes

Ação dos bombeiros

VÍDEO: Bombeiros salvam recém-nascido que havia engasgado com leite materno em Corumbá

Homem alega ter esfaqueado interno em clínica de recuperação para se defender

Notícias mais lidas agora

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul

vereadores

CPI do Consórcio: 1ª oitiva teve mudanças sem aviso e vereadores abandonando reunião

Vacinação contra a gripe

Com mais de 70 mil doses já aplicadas, procura pela vacina contra a gripe segue alta em Campo Grande

rebanhos gado iagro (1)

Produtor rural de MS deve atualizar cadastro de rebanho em maio

Últimas Notícias

Polícia

Crianças de 3 e 7 anos são socorridas com sinais de embriaguez em MS

Crianças estavam sob cuidados do pai, que acabou detido preso por negligência grave

Cotidiano

VÍDEO: Bar de hotel pega fogo após explosão de fritadeira em Bonito

Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas na tarde deste sábado (3)

Le Blog Maria Antonia

Casamento dos sonhos: Isis Valverde une-se a Marcus Buaiz com look icônico

Neste sábado (3), Isis Valverde selou sua união com Marcus Buaiz em uma cerimônia encantadora no interior de São Paulo. Para o grande dia, a atriz escolheu um vestido deslumbrante da renomada estilista Vivienne Westwood. A peça é inspirada na icônica noiva com os olhos vendados do desfile primavera-verão 1997 — um modelo que combina … Continued

Le Blog Maria Antonia

José Coronado, estrela de grandes séries espanholas, é homenageado com medalha em Madri

O ator espanhol José Coronado viveu um momento de grande emoção ao ser homenageado com a Grande Cruz da Ordem do Dois de Maio, uma das mais altas distinções concedidas pela Comunidade de Madri. A cerimônia, realizada com pompa e emoção, contou com a presença de sua companheira, Irene López, e de seus filhos, Nicolás … Continued