A campanha de vacinação contra a gripe segue com alta procura em Campo Grande. Na manhã deste sábado (3), moradores formaram filas logo cedo para garantir a imunização em um shopping da região central da cidade. A vacinação segue até às 16h, na Rua Mal. Rondon, 1380 no Centro.

Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, explica que a expectativa é aplicar mais de 1.500 doses. Até às 11h, cerca de 700 pessoas já haviam recebido a vacina no local.
“A procura está bem significativa, mas o fluxo está rápido. Estamos aplicando uma média de 250 doses por hora com uma equipe bem estruturada”, afirmou Veruska.
Ao todo, a Sesau disponibilizou 1.800 doses para este sábado, com atendimento às até 16h. Por isso, a orientação é que os interessados cheguem com antecedência, devido à formação de filas.
Crise respiratória acende alerta e impulsiona busca pela vacina

Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e a liberação da vacina para o público geral, a população campo-grandense tem lotado os pontos de imunização desde o último domingo (27). A professora Natália Bobadilha Colombe, de 22 anos, aproveitou o sábado para se vacinar após conseguir um emprego recente na educação infantil.
“Trabalho com os pequenininhos e vejo muita criança indo gripada para a aula — tossindo, com coriza, espirrando. E como elas têm muito contato físico, o vírus passa de uma para outra. Além disso, a vacina é essencial, independentemente de estarmos em crise ou não”, relatou.
Também na fila estava Fernanda Reis, de 45 anos, assim como Natália, ela trabalha diretamente com o público, mas em um hotel. O tempo de espera para receber a dose foi de uma hora.
“Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas. Mas o atendimento está rápido. Como lido com muitas pessoas e tenho pais idosos em casa, me preocupo muito com a transmissão. Me vacino todos os anos e mantenho minha carteirinha atualizada. Meus pais também”, destacou.
Mais de 70 mil doses aplicadas na Capital

Desde o início da campanha de vacinação, mais de 70 mil doses já foram aplicadas em Campo Grande. Somente na sexta-feira (2), ações realizadas em dois supermercados imunizaram cerca de 3.100 pessoas.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente e protege contra três cepas do vírus: H1N1 e H3N2 (Influenza A) e Influenza B. “É indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade”, explica Veruska Lahdo.
Apesar da liberação para o público em geral, a Sesau ainda observa grande procura de idosos e crianças que integram o grupo prioritário, mas não se vacinaram durante a primeira fase da campanha.
“Muita gente que poderia ter se vacinado há um mês só está buscando agora. Mas a adesão da população, no geral, está ótima”, afirma a superintendente.
Para se vacinar, basta apresentar o Cartão SUS. Caso não tenha, apresente um documento com foto e CPF. O cadastro também pode ser agilizado pelo aplicativo Meu SUS Digital.
A campanha segue neste domingo (4), com vacinação no Shopping Norte-Sul. A partir de segunda-feira (5), a imunização estará disponível nas 74 unidades de saúde da cidade. Ações especiais extramuros também estão previstas para os próximos fins de semana.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.