Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Bombeiros salvam recém-nascido que havia engasgado com leite materno em Corumbá

A mãe relatou aos bombeiros que havia amamentado o bebê momentos antes de ocorrer o incidente
Lethycia Anjos -

Um de apenas 29 dias foi salvo pelo de , na noite da última quarta-feira (1º), após um episódio de broncoaspiração (engasgo). O caso ocorreu por volta das 22h35, quando a mãe da criança, uma mulher de 32 anos, procurou o quartel da corporação em busca de socorro.

Conforme os militares, a mãe relatou que havia amamentado o bebê momentos antes e o colocado para dormir. Pouco depois, percebeu que a criança apresentava sinais de broncoaspiração — quando alimentos ou líquidos entram nas vias respiratórias, o que pode causar sufocamento.

Ao chegar ao quartel, os bombeiros iniciaram o atendimento de emergência e realizaram manobras de desobstrução das vias aéreas, incluindo três tapotagens. Logo em seguida, o bebê respondeu ao procedimento, começou a chorar e expeliu secreções.

Após o atendimento inicial, a equipe encaminhou a criança, acompanhada da mãe, ao Pronto-Socorro de Corumbá, onde passou por atendimento médico e acompanhamento.

Em casos como esse, o Corpo de Bombeiros orienta procurar atendimento imediato via 193, visto que a broncoaspiração pode evoluir rapidamente e representar risco à vida do .

50% dos engasgos ocorrem com crianças de até 4 anos

Técnica de Tapotagem realizada em casos de engasgamento de bebês (Ilustração CBMS)

De acordo com dados da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a aspiração de corpo estranho é mais comum em crianças entre 1 e 3 anos, com mais de 50% dos casos ocorrendo em crianças menores de 4 anos. Já 94% dos casos ocorrem antes dos 7 anos.

Até os três anos, as crianças ainda não têm controle pleno da mastigação e deglutição. Isso porque, não possuem dentes molares para triturar alimentos sólidos. Alimentos como amendoim, feijão, pipoca e milho representam riscos, pois as crianças dessa faixa etária tendem a engolir sem mastigar adequadamente.

Qualquer distração, risada ou susto pode resultar em um acidente, agravado pelo hábito infantil de levar objetos à boca. Conforme a SBP, entre os principais sinais de aspiração estão crises de tosse e engasgo súbito, seguidos, em alguns casos, de chiado no peito – mesmo sem histórico de alergias na família.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vidas. Em um adulto engasgando, a pessoa que irá fazer o socorro deve se posicionar atrás da vítima, enlaçando os braços em volta do abdômen. Em seguida, com uma das mãos na “boca do estômago”, enquanto a outra comprime a primeira em uma manobra de empurrar a boca do estômago para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Os movimentos de compressão para dentro e para cima se assemelham a letra “J”.

No caso do bebê, a criança deve ser colocada de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno, o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Caso o objeto não saia, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

Confira o vídeo explicativo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeito de matar rapaz a tiros morre em confronto com a PM durante fuga de motocicleta

Briga por caixa de som acaba com homem assassinado a facadas em carvoaria de MS

Folgados

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Últimas Notícias

Polícia

Filho pula muro e pede socorro para mãe que teve rosto desfigurado ao ser agredida por marido em MS

Mulher foi encontrada deitada em uma cama ao lado de uma bebê

Trânsito

Motociclista fica ferido após bater contra caminhão estacionado em Douradina

Vítima teve ser transferida para a UPA de Dourados

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Alto escalão do INSS na mira da Polícia Federal

Congressistas apostam em nova rodada de investigações contra a autarquia federal

Bastidores

[ BASTIDORES ] Últimas semanas movimentam campanha

Travessia de patinete é mais rápida que ônibus na Capital