Depois de reportagem do Midiamax, índios conseguem promessa de nova aldeia urbana
Durante almoço, os índios terenas do Indubrasil e região comemoraram o anúncio do secretário de obras e cidades
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante almoço, os índios terenas do Indubrasil e região comemoraram o anúncio do secretário de obras e cidades
A comissão indígena do núcleo industrial e região se reuniu neste sábado para comemorar o avanço nas negociações sobre a construção da 5ª Aldeia Urbana, na Capital. O líder da comunidade, Oide Felipe da Silva, 56, declarou que, após reportagem do Midiamax, a comissão foi recebida pelo secretario estadual de Habitação e Cidades, Carlos Marun, o qual garantiu que o projeto sairá do papel. Em comemoração, a comunidade organizou um almoço e agora planeja os próximos passos para a execução da obra.
De acordo com um dos integrantes da comissão, o líder indígena, Arildo Soares, a reunião com o secretário foi realizada na segunda-feira (16) e marcada pelo deputado estadual, George Takimoto (PSL). Durante o encontro, eles apresentaram o mapa da região onde fica situada a comunidade e a partir da próxima segunda-feira (23), começam a encaminhar a lista com as inscrições das 150 famílias que estão solicitando a construção da aldeia urbana.
“Começamos a levar os cadastros na segunda-feira e temos o prazo de finalizar até sexta-feira (27), conforme pedido do secretário, para que ele possa iniciar o projeto de engenharia”, afirmou Arildo. Para Oide a comemoração de hoje é pelo dia do Índio, e também pela conquista dele e de seus patrícios. “Há oito anos lutamos por isso e vamos continuar trabalhando para que essas benfeitorias sejam ampliadas”, declarou.
Para o morador mais antigo da comunidade, Paixão Delfino, 78, a política dos índios do Indubrasil e região, agora é tomar a frente das questões para que a condição de vida nas aldeias seja constantemente melhorada. “Vamos nos unir e tomar a frente dos nossos pedidos. Cansamos de entregar nas mãos dos políticos e não ter volta. Vamos lutar pela garantia dos direitos constitucionais dos nossos filhos e netos”, concluiu.
Segundo os índios terenas da região, a construção da 5ª Aldeia Urbana é uma solicitação que data de 2008 e foi feita por conta da situação de abandono em que a comunidade se encontra. Oide explicou que grande parte de seus patrícios paga aluguel com o dinheiro que recebe do Governo Federal, sobrando poucos recursos para sobreviver. Além disso, eles cobram acesso à saúde, pois não há atendimento próximo as moradias e educação para as crianças, que acabam perdendo o ano, devido à distância das escolas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.