Curso no Paraná reúne técnicos do futebol sul-mato-grossense

Na última semana aconteceu na cidade paranaense de Cascavel a segunda edição do Curso Profissionalizante de Treinadores de Futebol do Paraná. O evento, organizado pelo Sindicato de Treinadores do Rio Grande Sul, aconteceu na Universidade Paranaense (Unipar) e no Estádio Olímpico Regional e contou com a participação de técnicos conhecidos do torcedor sul-mato-grossense. Entre os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na última semana aconteceu na cidade paranaense de Cascavel a segunda edição do Curso Profissionalizante de Treinadores de Futebol do Paraná. O evento, organizado pelo Sindicato de Treinadores do Rio Grande Sul, aconteceu na Universidade Paranaense (Unipar) e no Estádio Olímpico Regional e contou com a participação de técnicos conhecidos do torcedor sul-mato-grossense.

Entre os palestrantes, dois campeões estaduais, coincidentemente ambos pelo Águia Negra de Rio Brilhante. Elói Kruger, campeão em 2007 e que comandou também o 7 de Dourados em 2011, falou sobre a importância do treinador como professor, educador e formador. Já Cláudio Roberto, atual campeão estadual e no Águia desde o início de 2011 com um hiato de alguns meses para recolocar o Corumbaense na primeira divisão, falou sobre a organização no jogo de futebol.

Além dos dois, outros profissionais que passaram recentemente pelo futebol sul-mato-grossense também estiveram presentes. Entres eles, Carlos Nunes, técnico do Urso de Mundo Novo no Estadual deste ano e recém-contratado pelo Nacional de Rolândia para o Campeonato Paranaense e Irani de Almeida, técnico do Ponta Porã na Série B. Outra presença ilustre foi do volante Sidiclei, também campeão pelo Águia Negra.

Segundo Irani, além das palestras, a troca de informação entre os participantes, palestrantes ou não, também é muito importante. “Sempre é bom se atualizar, mas o encontro com outros profissionais do futebol é muito importante para se trocar ideias, reciclar”, afirmou. A opinião é a mesma de Elói Kruger que classifica o evento como “necessário”. “Na minha palestra falei sobre a importância de se vencer, pois essa é a nossa sobrevivência, mas não podemos extrapolar os níveis da ética, do fair play, pois acima de tudo somos educadores e muitos desses profissionais vão trabalhar nas categorias de base”.

Para Cláudio Roberto, apesar da novidade de ser palestrante, contar com colegas de profissão entre os ouvintes aumentou a responsabilidade. “Mas fiquei feliz de poder estreitar o contato, de conversar e discutir um pouco daquilo que nos dedicamos tanto que é o futebol”, colocou.

Cláudio vai repetir a experiência nos próximos dias 23 e 24 quando participa do I Seminário de Futebol Formação e Perfomance que acontece em Campo Grande e mais uma vez vai contar com a presença de Irani de Almeida entre os alunos. Já Elói Kruger participa entre os dias 25 e 30 de janeiro de 2013 de uma clínica de futebol no Chile.

Conteúdos relacionados