Coxim recebe ‘Ônibus da Saúde’ neste sábado no pátio do HRCX
No próximo sábado (15), o município de Coxim recebe o “Ônibus da Saúde”, a maior estrutura itinerante de prevenção ao câncer do país. Equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, o ônibus percorre o interior do Estado levando uma experiente equipe de médicos e enfermeiros do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No próximo sábado (15), o município de Coxim recebe o “Ônibus da Saúde”, a maior estrutura itinerante de prevenção ao câncer do país. Equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, o ônibus percorre o interior do Estado levando uma experiente equipe de médicos e enfermeiros do Hospital do Câncer Alfredo Abrão que, junto com a Cassems, lutam incansavelmente contra o câncer. O Ônibus da Saúde estará estacionado, a partir das 7 horas, na Rua Gaspar Ries Coelho, 361, situada no bairro Flávio Garcia, no pátio do Hospital Regional de Coxim, Álvaro Fontoura.
Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.
O câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram cerca de 18.000 casos novos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.
Viabilizador do programa o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame anualmente”.
Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e o Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, é o que conta a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, que é quem seleciona as pacientes da Cassems. Desde o lançamento do programa, moradoras de várias cidades já foram atendidas pelos profissionais que acompanham o ônibus, e, em muitos casos, essas mulheres nunca haviam realizado um exame preventivo.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em pizzaria de Campo Grande, mulher é agredida com garrafa de vidro pela cunhada
Às autoridades, a vítima disse que não iniciou a discussão e que por ser “temperamental”, a autora cometeu a agressão
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.