Câmara adere à 1ª edição do movimento ‘Outubro Rosa’ em Nova Andradina

Mobilização tem o objetivo de chamar a atenção para o combate ao câncer de mama

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mobilização tem o objetivo de chamar a atenção para o combate ao câncer de mama

Realizado pela primeira vez em Nova Andradina, o movimento “Outubro Rosa” ganhou a adesão da Câmara de Vereadores na luta contra o câncer de mama. A mobilização visa chamar atenção da sociedade para a doença, além de estimular ações de prevenção como exames de toque da mama entre outros.

A campanha foi iniciada em 1912, nos Estados Unidos, e atualmente é desenvolvida em praticamente todos os países do mundo. Essa é a primeira vez que Nova Andradina recebe o movimento “Outubro Rosa”. A iniciativa partiu da Finan e é coordenada pela professora Magaly Aparecida Sampaio Coelho.

De acordo com a educadora, estão previstas diversas ações para o período. O destaque é para iluminação em cor rosa nos principais pontos de Nova Andradina, entre eles o prédio da Câmara. Para reforçar a iniciativa, os funcionários da Casa de Leis aderiram à ideia e utilizarão camisetas e utensílios da campanha durante todo o “Outubro Rosa”.

A auxiliar Roseli Pereira de Souza comenta que recentemente descobriu a existência de um nódulo e aproveita para destacar a importância do movimento. “O câncer de mama está ai. Essa campanha é um incentivo para fazermos os exames. Muitas vezes, a mulher tem o nódulo e não sabe, por isso é importante buscar a prevenção”, comentou.

O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli (PSD), também ressaltou a iniciativa. “A ideia de nos engajarmos no movimento surge porque todos consideramos a relevância para sociedade no que diz respeito à saúde da mulher. Nova Andradina participa pela primeira vez desse movimento e percebemos o quanto a população é solidaria e engajada toda vez que é solicitada a participar”, enfatizou.

Programação

Após o lançamento oficial do “Outubro Rosa” em Nova Andradina, será realizado nos dias 15 e 19 exames de toque de mama na Unidade Móvel Ginecológica, que ficará à disposição da população em frente à Finan. No dia 24, haverá uma palestra sobre a doença. No mesmo dia, às 19h30, ocorrerá a entrega do troféu Vitrine Criativa.

A premiação acontecerá na Câmara Municipal e será entregue às empresas que aderirem à campanha. Por meio de enfeites e decorações, os comerciantes manifestarão apoio à luta contra o câncer de mama. Já a iluminação em rosa representa uma leitura visual da mobilização, que pode ser compreendida em qualquer lugar do mundo.

Conteúdos relacionados