Cadeia produtiva comemora neste 1º de junho dia mundial do leite

O Dia Mundial do Leite, comemorado neste 1° de junho, foi criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU) com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. Mato Grosso do Sul, através da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, já trabalha na elaboração de um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Dia Mundial do Leite, comemorado neste 1° de junho, foi criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU) com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. Mato Grosso do Sul, através da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, já trabalha na elaboração de um projeto para no próximo ano promover ações de mobilização e conscientização da população para a importância do consumo do leite e seus derivados para a saúde. Outra iniciativa, e que será lançada dia 4 de junho, é o Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira na Região Central de MS – LEITE FORTE. A solenidade acontece a partir das 8 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, na Capital.

“No Dia do Leite comemoramos a saúde e o prazer de consumir leite e seus derivados. É um momento para divulgar a importância do leite no cenário econômico e social do Mato Grosso do Sul. Esse trabalho de divulgação tem que ser constante para que as pessoas tenham a conscientização do bem estar que o leite gera para população”, destaca o Coordenador da Câmara Setorial no Estado, Ronan Salgueiro, que vem trabalhando junto às entidades, buscando apoio, para no próximo ano também realizar ações efetivas de comemoração ao dia mundial do leite no Estado. “Nossa proposta prevê inciativas promocionais para a comercialização do leite e seus derivados, objetivando o aumento do consumo, e com a realização de atividades esportivas queremos enfatizar a contribuição do leite para a saúde”, explica Ronan.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite integra a coordenação do Projeto LEITE FORTE juntamente com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur). A iniciativa reúne 17 prefeituras municipais e mais de 30 instituições públicas e privadas do setor e propõe reverter a situação produtiva e econômica do leite no Estado. Numa primeira etapa o LEITE FORTE se propõe a atender 1.500 produtores na região central do Estado (17 municípios) aumentando a produção e a qualidade em até 240 mil/litros/dia, ao longo de 3 anos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municípios do Estado.

“Trata-se de um conjunto de ações voltadas ao produtor de leite, baseadas em gestão e assistência técnica de qualidade, efetiva e contínua, visando o incremento da produtividade e da qualidade do leite. A proposta é de uma coordenação eficiente de todas essas ações para que os resultados sejam efetivamente alcançados e a meta de incrementar esta potencial atividade seja atingida”, explica a Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) ao destacar que “a integração entre as prefeituras e instituições apoiadoras, sem dúvida, é um grande diferencial, pois somente com o envolvimento de toda a cadeia acreditamos no sucesso desse trabalho”.

MUNICÍPIOS

Os municípios envolvidos na primeira etapa do LEITE FORTE são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.

PARCEIROS

O Governo do Estado, através da Seprotur, soma-se as seguintes instituições para a realização do Projeto: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Agraer, Iagro, AEM, Junta Comercial, Cedrs, Ceasa, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Instituto de Maio Ambiente de MS, Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos, Assomasul, Famasul/Funar/Senar, Sebrae-MS, Fiems/Senai, Fetagri, FAF, CUT, MST, Ministério da Agricultura/Embrapa/OCB-MS, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, Ministério da Integração Nacional/Sudeco, Ministério do Desenvolvimento Social, UEMS, BNDES, Banco do Brasil, Fundação BB e Sicredi. 

SERVIÇO

O Projeto LEITE FORTE será lançado dia 4 de junho (segunda-feira), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, localizado na Avenida Waldir dos Santos Pereira S/Nº, Parque dos Poderes, na Capital. Informações pelo telefone (67) 3318-5013/5014/5023.

Conteúdos relacionados