Na tentativa de mapear o perfil socioeconômico, cultural e profissional dos cerca de 90 mil arquitetos e urbanistas brasileiros, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) vai coordenar o processo de recadastramento da categoria.

O recadastramento, que pode ser feito pela internet (www.caubr.org.br),  vai até o próximo dia 30. De 22 a 30 de novembro, ocorrerá a coleta dos dados biométricos dos arquitetos e urbanistas brasileiros. É exigida a presença de cada profissional.

Paralelamente, os arquitetos e urbanistas receberão uma carteira com o chip inteligente, entregue gratuitamente e que servirá como documento de identidade pessoal, válido em todo o território nacional. Por ser uma carteira inteligente, a elaboração do documento exige a coleta de impressões digitais e registros de fotografia, sem data para expirar.

A distribuição das novas carteiras deverá ser concluída até 15 de dezembro deste ano.

Só no Rio de Janeiro, a estimativa é que existam 16 mil arquitetos e urbanistas. A primeira carteira com chip será  entregue a Oscar Niemeyer, de 104, considerado um ícone da arquitetura moderna. É o autor, entre outras , do projeto que deu vida a Brasília, a capital federal.

A iniciativa do CAU-BR é inédita no país.O presidente do  conselho, Sydnei Menezes, disse que é fundamental conhecer o perfil dos arquitetos e urbanistas que atuam no país. “O censo vai criar, pela primeira vez, o perfil socioeconômico, cultural e profissional dos arquitetos no Brasil”, acrescentou.

“[O censo permitirá saber] quantos somos, quem somos, qual a nossa , o que fazemos, onde é a nossa atuação, quais as nossas deficiências. É uma radiografia do papel da atribuição profissional no país todo”, disse Menezes. Segundo ele, com esses dados em mãos será possível definir políticas voltadas para a valorização profissional. (* Colaborou Renata Giraldi, Edição: Graça Adjuto)