A Banda de Música da Base Aérea de Campo Grande realizará no dia 19 de outubro, às 19 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, um concerto em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador. O evento faz parte das festividades da Semana da Asa 2012 e tem entrada gratuita. Com um repertório variado, do erudito estilizado ao popular, músicas nacionais e internacionais, a Banda da Base promete um espetáculo musical inesquecível. A apresentação contará com a participação especial de artistas locais.

“Engana-se quem pensa que uma banda militar limita-se a músicas marciais, dessas que ouvimos nas paradas e desfiles. Os músicos que vestem farda contam com repertório variado e interpretam obras que sempre emocionam o público. Nesse concerto vamos mostrar toda a versatilidade de uma banda militar”, explica o tenente-músico Carlos Alberto Rocha Sobrinho, regente da Banda da Base Aérea.

A música tem ligação antiga com os militares e as ações de guerra. A Bíblia, no livro de Josué, capítulo 6, descreve uma batalha travada na cidade de Jericó, contra os Cananeus, onde as muralhas com mais de sete metros de altura cedem ao som de “buzinas”, que eram instrumentos feitos de chifre de carneiro. Os gregos e os romanos também usavam músicos acompanhando as batalhas. Instrumentos de sopro e tambores eram usados para embalar os soldados nas lutas e também transmitir ordens, por meio de sons que precisavam ser fortes o suficiente para serem ouvidos em meio a tiros e muita gritaria. Se não fosse ouvida, ou pior, mal entendida, poderia significar a morte de muitos.

Isso fez com que forças armadas de diversos países criassem padrões musicais próprios. Um manual militar do século XVI lista uma série de sequencias musicais identificadas como: “marchar”, “parar”, “atacar”, “retirar” e “esconder”.

Hoje as bandas militares, além de continuar transmitindo instruções a tropa e cadenciar os desfiles e solenidades, servem também de importante instrumento de relações públicas. “Participamos de diversos eventos civis, executando principalmente o Hino Nacional Brasileiro em solenidades oficiais quando somos convidados. O concerto de hoje também faz parte deste contexto. É importante que a população saiba como funcionam os diversos setores da nossa Base Aérea, inclusive de sua Banda”, finaliza o tenente Carlos Alberto.

Semana da Asa

Tradicionalmente a Força Aérea comemora na segunda quinzena de outubro a Semana da Asa. Essa data foi escolhida para homenagear o feito de Alberto Santos-Dumont que, no dia 23 de outubro de 1906, fez o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar – até então os voos eram feitos em balões – levando o estranho 14-Bis a percorrer cerca de 70 metros a pouco mais de 4 metros de altura. A Base Aérea, além do concerto de hoje, fará uma solenidade militar no próximo dia 26, às 10h 30min.