Pelo menos 250 agentes escolares, entre professores, diretores e secretários de escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados, participam quarta-feira (dia 25) de uma capacitação sobre a execução do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). A capacitação será no anfiteatro da Unigran, ministrada por técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
 
Durante a formação, os agentes escolares vão conhecer o passo a passo da execução do programa, desde o processo de adesão até a prestação de contas. O objetivo é esclarecer dúvidas dos dirigentes e prevenir erros na utilização dos recursos.
 
Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira em caráter suplementar nas escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos.
 
O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão da educação integral.
 
Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura da escola. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão.
 
Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e atualmente também promove a acessibilidade nas escolas e financia a educação integral. O orçamento do programa para este ano é de R$ 1,9 bilhão. No ano passado foi de R$ 1,5 bilhão, beneficiando 137 mil escolas em todo o país.
 
A capacitação em Dourados começa com credenciamento às 7h e a abertura oficial será às 8h. Durante todo o evento estão programadas três palestras e no final estará aberto a perguntas. O encerramento da capacitação será às 17h30.