Aftosa: vacinação começa pelo Estado do Amazonas

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa inicia nesta quinta-feira (15), pelo estado do Amazonas. Serão aplicadas doses em todo o rebanho de bovinos e bubalinos localizado na calha do Rio Amazonas, área considerada de difícil acesso, até 30 de abril. Para os pecuaristas de terra firme, a vacinação será […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa inicia nesta quinta-feira (15), pelo estado do Amazonas. Serão aplicadas doses em todo o rebanho de bovinos e bubalinos localizado na calha do Rio Amazonas, área considerada de difícil acesso, até 30 de abril.

Para os pecuaristas de terra firme, a vacinação será entre 15 de julho a 31 de agosto. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) do Amazonas, decidiu antecipar em 45 dias a campanha para imunizar os animais antes da época de chuvas. Outra novidade é que a imunização foi estendida para 41 municípios.

Antes, somente 12 cidades da região eram contempladas nesta fase. O restante do estado (também classificado como de alto risco para a doença) e os municípios de Guajará e Boca do Acre e parte das cidades de Lábrea e Canutama – considerados livres de aftosa com vacinação – não sofrerão alteração no calendário.

Eles acompanharão as mesmas datas definidas para os vizinhos Acre e Rondônia, ou seja, vacinarão em maio e novembro. A meta é imunizar aproximadamente 600 mil nessa fase da campanha. Em 2011, o índice de cobertura vacinal no estado foi de 97%.

Após o término da aplicação, os pecuaristas têm mais 15 dias para entregar a declaração de vacinação em uma das 19 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos 43 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs).

Depois do Amazonas, os próximos estados a ingressarem na campanha deste ano serão Roraima, de 1º a 30 de abril, e Rondônia, que aplicará as doses entre 15 de abril a 15 de maio. Nessa etapa, ambos protegerão apenas os animais com até 24 meses. A programação nacional concentra a imunização na maior parte dos estados em maio e novembro.

Conteúdos relacionados