Abraji cobra urgência na investigação de desaparecimento de jornalista no PR
A Abraji está preocupada com o desaparecimento do jornalista e cinegrafista Anderson Leandro da Silva, ocorrido há cinco dias em Curitiba, Paraná. Há fortes indícios de que seja mais um grave atentado contra o jornalismo, com as características clássicas de vingança motivada pela atividade jornalística. É urgente a apuração dos fatos pelas autoridades. Leandro da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Abraji está preocupada com o desaparecimento do jornalista e cinegrafista Anderson Leandro da Silva, ocorrido há cinco dias em Curitiba, Paraná. Há fortes indícios de que seja mais um grave atentado contra o jornalismo, com as características clássicas de vingança motivada pela atividade jornalística. É urgente a apuração dos fatos pelas autoridades.
Leandro da Silva, de 38 anos, trabalha há 25 na cobertura de movimentos sociais e detém um grande acervo de cenas de conflitos envolvendo movimentos sociais do Paraná – dentre elas, o vídeo em que registra o momento em que é atingido por uma bala de borracha durante a desocupação de uma área industrial, em 2008. À época, o jornalista recebeu ameaças de morte feitas por policiais.
Na tarde de 10 de outubro, o jornalista saiu de sua produtora Quem TV, em Curitiba, com destino a um município da região metropolitana. Como não voltou até a noite, o filho comunicou à mãe que Leandro da Silva não havia retornado.
“Ele saiu da Quem TV para fazer um roteiro em Quatro Barras por volta das 13 horas de quarta-feira e não apareceu mais. Meia-noite começamos a fazer as buscas, e acionar todos os órgãos formais e informais possíveis”, afirmou à Gazeta do Povo Antônio Leandro da Silva, irmão de Anderson.
Na manhã do dia 11, a família registrou o desaparecimento de Leandro da Silva na Delegacia da Vigilância e Capturas de Curitiba.
Ângela, irmã do desaparecido, afirma que o caso pode ter sido motivado pelo seu trabalho, “por causa do seu acervo”. Todas as gravações são públicas ou pertencem à produtora em que trabalha.
Os familiares enviaram cartas ao governador, Beto Richa, e ao Procurador-Geral do Ministério Público do Paraná, Doutor Gilberto Giacoia, pedindo que o Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – e a unidade especial Tigre, grupo de elite da Polícia Civil, assumam as investigações e apurem se há caráter político no sumiço do jornalista. Em 15 de outubro, houve a primeira reunião entre os familiares e autoridades do Gaeco.
Até a manhã desse dia, o caso estava sob responsabilidade da Delegacia de Vigilâncias e Capturas de Curitiba. À tarde, por determinação do delegado-geral da Polícia Civil, as investigações foram transferidas para o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). Em nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o delegado-chefe do Tigre Sivanei de Almeida Gomes afirma que “até o momento não houve movimentação na conta bancária do jornalista, nem em seu cartão de crédito. O carro que ele usava quando desapareceu também ainda não foi encontrado.”.
A Abraji continuará acompanhando o caso e chamando a atenção para ele até que Anderson Leandro da Silva seja encontrado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.