Vaticano promete ação legal contra Benetton por anúncio com papa
Para Santa Sé, fotomontagem de Bento XVI ‘beijando’ imã egípcio é ofensiva e feriu sensibilidade de fiéis
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para Santa Sé, fotomontagem de Bento XVI ‘beijando’ imã egípcio é ofensiva e feriu sensibilidade de fiéis
O Vaticano disse nesta quinta-feira (17) que tomará medidas legais contra a Benetton para evitar a publicação de uma fotomontagem do papa Bento XVI beijando nos lábios Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã sunita da mesquita de Al-Azhar, no Cairo.
“Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem feita no âmbito de uma campanha de publicidade da Benetton”, anunciou o Vaticano em uma nota oficial.
Na declaração, a Secretaria de Estado da Santa Sé afirma que a imagem é “ofensiva não apenas para a dignidade do papa e da Igreja Católica, mas também para a sensibilidade dos fiéis”.
A nova campanha da United Colors of Benetton chamada UNHATE (não odeie, em tradução livre), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde de quarta-feira (18) por Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo, em Paris.
A Benetton retirou a fotomontagem do papa imediatamente depois de seu lançamento, assim que o Vaticano a descreveu como uma provocação inaceitável. A empresa disse que a campanha, que mostra supostos inimigos políticos se beijando, tinha o objetivo de fomentar a tolerância.
“Lembramos que o sentido dessa campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas”, comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.
As relações entre o papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento 16 expressou solidariedade às vítimas do atentado que deixou 21 mortos numa igreja de Alexandria, em 1º de janeiro.
A peça publicitária inclui, também, um beijo trocado entre Hugo Chávez e Barack Obama, em nome da luta “contra o ódio” e uma cena tórrida entre Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, colocada primeiramente em um banner diante da catedral de Milão.
Mas a foto de Bento XVI e o imã egípcio foi considerada a mais polêmica das outras seis montagens, que incluem troca de beijos entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, e entre o presidente palestino, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.
Com informações de AFP e AP
Notícias mais lidas agora
- Médico morre em acidente com capotamento de caminhonete na BR-060
- Idosa é esfaqueada e vizinho acaba ferido ao tentar defendê-la no Coophatrabalho
- Capotamento com Hilux deixa um morto na BR-060 entre Paraíso das Águas e Camapuã
- Bêbado, advogado tenta fugir após causar acidente com motociclista e acaba preso em Campo Grande
Últimas Notícias
Corpo de médico morto em acidente na BR-060 será sepultado em Curitiba
Em Chapadão do Sul, o velório começará às 10h deste sábado
Confira quais entidades serão beneficiadas com R$ 6,6 milhões em Brasilândia
Prefeitura publica repasse de recursos para órgãos sem fins lucrativos
Consumidor continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro
Aneel vai manter a bandeira verde pela terceira vez consecutiva
Rodada de sábado: SanSão, Brasil no Sub-20 e muito futebol europeu
Confira onde assistir aos principais jogos deste sábado (1º)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.