Sindicato envia carta à Dilma para relatar greve e negociações

O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sintesp) enviou carta à presidente Dilma Rousseff para informar sobre a greve dos agentes de saúde e a condução das negociações com a prefeitura de Campo Grande. Desde o dia 4 de janeiro, os trabalhadores cruzaram os braços por melhores condições laborais, e querem que o salário […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sintesp) enviou carta à presidente Dilma Rousseff para informar sobre a greve dos agentes de saúde e a condução das negociações com a prefeitura de Campo Grande.

Desde o dia 4 de janeiro, os trabalhadores cruzaram os braços por melhores condições laborais, e querem que o salário médio passe de R$ 700 para cerca de R$ 2,1 mil. A justificativa é que os profissionais passaram a ter mais atribuições do que o previsto, como uso de inseticidas e controle de zoonoses. O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) disse que, nesse patamar, o reajuste é impraticável.

No texto, a entidade chama a atenção para o fato de que Mato Grosso do Sul figura como um dos estados com alto grau de risco de dengue, conforme o novo mapa da doença no país divulgado pelo Ministério da Saúde. Os trabalhadores contam que as negociações salariais tiveram início em abril do ano passado. “Inúmeras vezes foram as tentativas de negociar com o atual prefeito; mas este nunca quis nos receber ou ouvir”, afirma a nota.

O município também acionou a justiça comum, que na semana passada determinou a volta dos agentes ao trabalho. Mas os profissionais ignoraram a decisão e continuam paralisados. O fato motivou o prefeito a declarar que não negocia com servidores em greve.

O sindicato relata ainda à presidente sobre as medidas tomadas pelo prefeito, como “ameaças de demissão, descontos dos dias paralisados, coação, intransigência pessoal”, além de buscar contratos temporários para suprir os grevistas. O documento foi protocolado por meio eletrônico ao gabinete da presidência da República.

Conteúdos relacionados