Rio confirma 3 casos de leptospirose na região serrana

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro informou no final da tarde deste sábado que foram confirmados três casos de leptospirose nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, após as fortes chuvas que atingiram a região serrana. Segundo a secretaria, um caso foi registrado em Teresópolis e dois em Nova Friburgo. Outros quatro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro informou no final da tarde deste sábado que foram confirmados três casos de leptospirose nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, após as fortes chuvas que atingiram a região serrana.

Segundo a secretaria, um caso foi registrado em Teresópolis e dois em Nova Friburgo. Outros quatro casos suspeitos da doença foram descartados nesta manhã pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita a região.

A secretaria informou que os casos confirmados são monitorados pelas equipes médicas e a Vigilância em Saúde acompanha as vítimas das enchentes e dos deslizamentos de terra que possam apresentar os sintomas da doença. Não existe vacina contra a leptospirose, que tem tratamento quando o diagnóstico é feito com antecedência.

De acordo com a Vigilância em Saúde, moradores que tiveram suas residências tomadas pelas chuvas devem tomar medidas para evitar o contágio da doença e procurar atendimento médico, quando apresentarem sintomas. As paredes, objetos e as roupas atingidas pela enxurradas devem ser lavados com uma mistura de água sanitária e água (quatro xícaras de café de água sanitária para cada 20 l de água). Já o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças. A caixas d’água também deve ser limpas e desinfetadas.

Conteúdos relacionados