Geral

Receita espera receber 100 mil declarações do IR hoje

A Receita Federal estima receber 100 mil declarações de ajuste do Imposto de Renda 2011 até o fim desta terça-feira (1º). O prazo de envio da declaração começou às 9h e vai até as 23h59 do dia 29 de abril. O contribuinte tem, portanto, 60 dias para preencher e enviar as declarações de ajuste anual […]

Arquivo Publicado em 01/03/2011, às 15h10

None

A Receita Federal estima receber 100 mil declarações de ajuste do Imposto de Renda 2011 até o fim desta terça-feira (1º). O prazo de envio da declaração começou às 9h e vai até as 23h59 do dia 29 de abril. O contribuinte tem, portanto, 60 dias para preencher e enviar as declarações de ajuste anual ao leão.

De acordo com o supervisor nacional de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o número de declarações entregues por dia é alto nos primeiros dias – quando se concentram as entregas dos contribuintes que têm imposto a restituir- mas tende a cair após a primeira semana. Já nas últimas semanas do período de entrega, o número de declarações enviadas por dia à Receita sobe vertiginosamente.

– O brasileiro tem esse hábito de deixar para os últimos dias e este comportamento não tem mudado nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, recebemos 6 milhões de declarações nos últimos três dias.

Quem não entrega a declaração dentro do prazo está sujeito a multa que varia de R$ 165,74 a 20% do valor do imposto devido. Além disso, a Receita aconselha que o contribuinte se organize para entregar o quanto antes. Ao fazer a declaração com calma, a probabilidade de o contribuinte cometer um erro, e ficar retido na malha fina por isso, é menor. Além disso, sempre há o risco de o sistema ficar lento nos últimos dias de entrega, em função da sobrecarga.

Este ano, 24 milhões de contribuintes devem prestar as contas com o leão. Como o prazo de entrega é de 60 dias, a média de por dia deveria ser de 400 mil declarações. Mas a média diária começa em 100 mil, cai após a primeira semana e nos últimos dias chega aos milhões por dia.

Problemas

De acordo com a Receita Federal, alguns contribuintes relataram problemas ao baixar os programas de preenchimento e de envio de declaração pelos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome. Mas, segundo a Receita, os problemas foram pontuais e já foram solucionados. A Receita Federal ainda não tem um balanço de quantas declarações já foram entregues nas primeiras horas de hoje.

Jornal Midiamax