PT discute nomes que vão compor Mesa e comissões do Senado
A bancada do PT no Senado reúne-se na tarde de hoje (27) para definir suas indicações para a 1ª vice-presidência da Casa e as comissões permanentes a que terá direito. A primeira escolha cabe ao PMDB, que tem a maior bancada. Entre os peemedebistas há consenso pela recondução do atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A bancada do PT no Senado reúne-se na tarde de hoje (27) para definir suas indicações para a 1ª vice-presidência da Casa e as comissões permanentes a que terá direito. A primeira escolha cabe ao PMDB, que tem a maior bancada. Entre os peemedebistas há consenso pela recondução do atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), ao cargo. No entanto, Sarney evita comentar o assunto.
A 1ª vice-presidência é disputada pelos senadores recém-eleitos pelo PT Marta Suplicy (SP) e José Pimentel (CE). Aos petistas caberá ainda decidir quem ficará com a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma vez que os peemedebistas já optaram pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve ter como presidente Eunício Oliveira (CE). A CAE e a CCJ são as comissões mais disputadas no Senado.
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) informou, pelo Twitter, que, além da CAE, os petistas querem o controle da Comissão de Infraestrutura, reivindicada pelo senador eleito Lindberg Faria (RJ). Entretanto, para escolher o presidente dessa comissão, o PT teria que fechar acordo com o PSDB que, por ser a terceira maior bancada, tem direito à terceira escolha nas comissões.
Nesse caso, a preferência dos tucanos é pela Comissão de Infraestrutura. Segundo o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), o cargo pleiteado pelos tucanos na Mesa Diretora é a 1ª vice-presidência. Como o cargo está sendo discutido pelo PT, a opção dos tucanos seria a 1ª secretaria. Por outro lado, ele acrescentou que “tem conversado muito com os petistas” sobre a composição da Mesa Diretora e das comissões e que o caminho está aberto para mudanças.
“Tenho conversado muito com os petistas e o pessoal do PSDB nos últimos dias. O que tenho ouvido do PT é que, se nesta reunião de hoje, os ânimos se acirrarem em torno da escolha para a primeira vice-presidência, o PT poderá desistir do cargo e optar pela primeira secretaria. Nós, do PSDB, nunca escondemos a preferência pela 1ª vice-presidência”, disse Guerra.
Ele acrescentou que, tanto para a 1ª vice-secretaria quanto para a 1ª secretaria, três nomes se apresentaram no partido: Marisa Serrano (MS), Lúcia Vânia (GO) e Cícero Lucena (PB). “Não teremos problema nenhum em indicar um desses três nomes.”
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.