Pequenos frotistas ainda aguardam parecer do governador sobre descontos no IPVA
Empresas que possuem frota com mais de 30 veículos registrados para transporte de cargas possuem redução de 50% na base de cálculo do IPVA.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Empresas que possuem frota com mais de 30 veículos registrados para transporte de cargas possuem redução de 50% na base de cálculo do IPVA.
Com o objetivo de ajudar os empresários que possuem pequena frota de veículos de carga, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso do Sul (Setcems) enviou uma proposta de redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ao governador André Puccinelli em dezembro e ainda aguarda retorno.
No Estado, empresas que possuem frota com mais de 30 veículos registrados (carretas, caminhões, ônibus e microônibus), são contemplados com redução de 50% na base de cálculo do exercício 2011. Dessa forma passa de 1,5% do valor da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para 0,75% e, no caso de carros de 2,5% para 1,25%.
A proposta do Setcems, visa a da redução do imposto para os empresários com frota a partir de 1 veículo, e também a fixação dos vencimentos do IPVA em conformidade com o licenciamento – de acordo com as placas dos veículos (de janeiro a outubro). Atualmente, o imposto vence em janeiro, mas pode ser parcelado em três vezes.
O projeto foi entregue ao deputado estadual Paulo Corrêa em dezembro de 2010, quando também houve uma reunião com o governador André Puccinelli, e ele pediu para que o Setcems entregasse um relatório com o numero real da frota de veículos de carga do Estado para que fosse avaliado o possível desconto.
A assessoria de imprensa do sindicato, explica que o relatório foi entregue na primeira semana de janeiro de 2011, porém até agora não houve posicionamento por parte do governo.
Segundo o diretor presidente do sindicato, Horst Otto Schely, os pequenos empresários precisam de ajuda para se tornarem grandes transportadores. Além disso, o setor é o que mais gera emprego e renda, mas não possuí condições financeiras e estruturais para concorrer com grandes empresas.
Empresários
Com 22 veículos de carga em sua frota, o empresário Sérgio Fermau de Oliveira, 44 anos, emprega 68 funcionários e defende o desconto para os pequenos frotistas.
“Para mim a forma de pensar do governador é injusta, pois os pequenos empregam mais e porque não temos o mesmo direito”, questiona Sérgio.
O empresário participou da reunião com o governador em dezembro e continua esperando um parecer favorável. Como não houve resposta, Sérgio pagou o IPVA de 2011 a vista para não perde o desconto de 10%, porém diz ter ficado descapitalizado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.